![]() |
Leonardo Boff |
| Colaboraddor do Gentedeopinião - Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor. Esteve participando do 12º Intereclesial em Porto Velho - RO. |
12/05/2012 - [08:20] - Opinião
Leonardo Boff
Teólogo, filósofo e escritor
Adital - O tema do cuidado é, nos últimos tempos, cada vez mais recorrente na reflexão cultural. Primeiramente, foi veiculado pela medicina e pela enfermagem, pois representa a ética natural destas atividades. Depois foi assumido pela educação e pela ética e feito paradigma por filósofas e teólogas feministas especialmente norteamericanas. Veem nele um dado essencial da dimensão da anima, presente no homem e na mulher. Produziu e continua produzindo uma acirrada discussão especialmente nos EUA entre a ética de base patriarcal centrada no tema da justiça e a ética de base matriarcal assentada no cuidado essencial.
Ganhou força especial na discussão ecológica, constituindo uma peça central da Carta da Terra. Cuidar do meio-ambiente, dos recursos escassos, da natureza e da Terra se tornaram imperativos do novo discurso. Por fim, viu-se o cuidado como definição essencial do ser humano, como é abordado por Martin Heiger em Ser e Tempo recolhendo uma tradição que remonta aos gregos, aos romanos e aos primeiros pensadores cristãos como São Paulo e Santo Agostinho.
Constata-se, outrossim, que a categoria cuidado vem ganhando força sempre que emergem situações críticas. É ele que impede que as crises se transformem em tragédias fatais.
A Primeira Grande Guerra (1914-1918), desencadeada entre países cristãos, destruirá o glamour ilusório da era vitoriana e produziu profundo desamparo metafísico. Foi quando Martin Heidegger (1889-1976) escreveu seu genial Ser e Tempo (1929), cujos parágrafos centrais (§ 39-44) são dedicados ao cuidado como ontologia do ser humano.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), despontou a figura do pediatra e psicólogo D. W. Winnicott (1896-1971) encarregado pelo governo inglês para acompanhar crianças órfãs ou vítimas dos horrores dos bombardeios nazistas sobre Londres. Desenvolveu toda uma reflexão e uma prática ao redor dos conceitos de cuidado (care), de preocupação pelo outro (concern) e de conjunto de apoios a crianças ou a pessoas vulneráveis (holding), aplicáveis também aos processos de crescimento e de educação.
Em 1972 o Clube de Roma lançou o alarme ecológico sobre o estado doentio da Terra. Identificou a causa principal: o nosso padrão de desenvolvimento, consumista, predatório, perdulário e totalmente sem cuidado para com os recursos escassos da natureza e os dejetos produzidos. Depois de vários encontros organizados pela ONU a partir dos anos 70 do século passado, chegou-se à proposta do um desenvolvimento sustentável, como expressão do cuidado humano pelo meio ambiente mas centrado especialmente no aspecto econômico.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) elaboraram em 1991 uma estratégia minuciosa para o futuro do planeta sob o signo Cuidando do Planeta Terra (Caring for the Earth 1991). Ai se diz: A ética do cuidado se aplica tanto a nível internacional como a níveis nacional e individual; nenhuma nação é autossuficiente; todos lucrarão com a sustentabilidade mundial e todos estarão ameaçados se não conseguirmos atingi-la.
Em março de 2000, recolhendo esta tradição, termina em Paris, depois de oito anos de trabalho a nível mundial, a redação da Carta da Terra. A categoria sustentabilidade, cuidado ou o modo sustentável de viver constituem os dois eixos articuladores principais do novo discurso ecológico, ético e espiritual. Em 2003 a UNESCO assumiu oficialmente a Carta da Terra e a apresentou como um substancial instrumento pedagógico para a construção responsável de nosso futuro comum.
Em 2003 os Ministros ou Secretários do meio ambiente dos países da América Latina e do Caribe elaboram notável documento Manifesto pela vida, por uma ética da sustentabilidade onde a categoria cuidado é incorporada na ideia de um desenvolvimento para que seja efetivamente sustentável e radicalmente humano.
O cuidado está especialmente presente nas duas pontas da vida: no nascimento e na morte. A criança sem o cuidado não existe. O moribundo precisa do cuidado para sair decentemente desta vida.
Quando desponta alguma crise num grupo gerando tensões e divisões, é a sabedoria do cuidado o caminho mais adequado para ouvir as partes, favorecer o diálogo e buscar convergências. O cuidado se impõe quando irrompe alguma crise de saúde que exige internação hospitalar. O cuidado é posto em ação por parte dos médicos, médicas, dos enfermeiros e enfermeiras, decidindo sobre o que melhor fazer.
O cuidado é exigido em praticamente todas as esferas da existência, desde o cuidado do corpo, da vida intelectual e espiritual, da condução geral da vida até ao se atravessar uma rua movimentada, Como já observava o poeta romano Horácio, "o cuidado é aquela sombra que nunca nos abandona porque somos feitos a partir do cuidado”.
Hoje dada a crise generalizada seja social seja ambiental, o cuidado torna-se imprescindível para preservarmos a integridade da Mãe Terra e salvaguardar a continuidade de nossa espécie e de nossa civilização.
Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário
05/05/2013- [08:01] - Teatralização do atentado de Boston: fazer esquecer o eventual fim da espécie
01/05/2013- [08:20] - Papa Francisco e a teologia da libertação
13/04/2013- [05:30] - Francisco se fez nu para cobrir o nu do Papa
29/03/2013- [16:08] - Papa Francisco: inaugura o terceiro milênio?
18/03/2013- [16:41] - O Papa Francisco chamado a restaurar a Igreja
15/03/2013- [07:50] - É possível um exercício do papado diferente
13/03/2013- [06:21] - O colapso de sua teologia: razão maior da renúncia de Bento XVI?
09/03/2013- [11:34] - O maior patrimônio do Brasil: o seu povo
02/03/2013- [10:02] - A erosão das fontes de sentido
28/02/2013- [19:32] - Leonardo Boff mostra ceticismo sobre futuro da Igreja
Hélio Vieira fala sobre greves e precatórios em RO
Fonte: TV Candelária
Dr Eliseu: O Mandado de Injunção é pouco utilizado
Fonte: TV Candelária
Léo Ladeia dança com os Anjos da Madrugada
Fonte: TV Candelária
Fonte: TV Candelária
Sem tetos vão ocupar a prefeitura de Porto Velho
Fonte: TV Candelária
TRILHANDO A HISTÓRIA NA TV CANDELÁRIA - 47
Fonte: TV Candelária
Léo ladeia entrevista o jornalista Thiago Moraes
Fonte: TV Candelária
Atividade Fisica e a qualidade de vida
Fonte: TV Candelária
Rádio Farol começa ensaios para o Flor do Maracujá
Fonte: TV Candelária
Povo Paiter Surui querem Universidade indígena
Fonte: TV Candelária
Fonte: TV Candelária
ATMO quer ampliar Doadores de Medula Óssea
Fonte: TV Candelária
Consumo de energia em RO cresceu 14%
Fonte: TV Candelária
Claudio Vidal debate a mobilidade urbana de PVH
Fonte: TV Candelária
César Cassol lamenta morte de jovem
Fonte: TV Candelária
Denúncia: Pacientes denunciam maternidade de PVH
Fonte: TV Candelária
DEFUNTOS BOIAM EM CEMITÉRIO DE RO
Fonte: TV Candelária
José Bianco é entrevistado no Tempo Real
Fonte: TV Candelária
MP dos Portos:Clima ficou tenso na Câmara Federal
Fonte: TV Câmara
Camurça fala das ações da Semur no Tempo Real
Fonte: TV Candelária
19/05/2013 - [16:30] - Bolsa Família: Ministra pede que siga o calendário
19/05/2013 - [15:56] - Governo sorteia 593 unidades habitacionais em Ji-Paraná
19/05/2013 - [16:10] - Usina de asfalto quente do Governo começa a funcionar em Ji-Paraná
19/05/2013 - [13:47] - TRÂNSITO DE RO: Mais de 5 mil mortos e 50 mil feridos em 1 ano
19/05/2013 - [13:41] - Vítima de incêndio na Boate Kiss morre após 4 meses
19/05/2013 - [13:35] - Crise econômica ameaça coesão na União Europeia, avalia sociólogo
19/05/2013 - [12:07] - Projeto sobre SM leva alunos a entender vlr do dinheiro
19/05/2013 - [12:09] - Educação financeira nas escolas deve levar em conta universo infantil
19/05/2013 - [12:04] - Entidade defende educação financeira no ensino fundamental
19/05/2013 - [11:17] - MP entra com ação para restauração do prédio da antiga Câmara Municipal de Porto Velho
19/05/2013 - [11:10] - GREVES EM RONDÔNIA: MESA DE NEGOCIAÇÃO
19/05/2013 - [11:04] - Márcio Bortolete: Flor do Maracujá - Romanel