Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Sandra Castiel

Sandra Castiel é natural de Porto Velho. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Mestre em Educação. Membro da Academia de Letras de Rondônia.

A MÃE DO CORPO

22/01/2012 - [13:46] - Opinião

Ouvi falar a primeira vez sobre a Mãe do Corpo há mais de trinta anos, mas certamente as caboclas da Amazônia sempre conheceram essa senhora e aprenderam a lidar com suas manhas.

Quando dei à luz meu filho, em Porto Velho, fui passar uns dias na casa de minha mãe, no bairro Caiari, pois ali, dizia ela, eu não precisaria preocupar-me com os afazeres domésticos e assim dedicar-me inteiramente aos cuidados com a criança recém-nascida.

Em casa de minha mãe trabalhava, há cerca de vinte anos, Jaci, uma cabocla beiradeira que tinha uns sessenta anos de idade. Era uma pessoa de poucas palavras, mas quando ouvia algum queixume de doença, tratava logo de ensinar um remédio à base de ervas, todas da floresta amazônica, é claro, pois nascera e crescera no meio delas.

Um dia, estávamos na sala de jantar, quando me queixei de um incômodo persistente na região do abdômen, ora do lado esquerdo, ora do lado direito. Era uma sensação estranha, como se o bebê ainda estivesse no ventre. Ao ouvir o relato, Jaci chamou-me até a cozinha e diagnosticou: - O que a senhora sente é a Mãe do Corpo; ela está procurando a criança e não vai sossegar enquanto a senhora não fizer o remédio certo para que ela se acalme.

Achei a observação inusitada e interessante. Aprendi a respeitar o conhecimento da gente que vive na mata amazônica, um conhecimento que é adquirido da natureza, do Cosmos e de seus mistérios. Realmente a sensação era a de que havia algo que me percorria o abdômen. Então deixei que Jaci se encarregasse de resolver a situação. Antes, porém, quis saber mais sobre a Mãe do Corpo.

Filha de parteira, contou-me a cabocla que sua mãe conhecia tudo sobre esse assunto. A mãe corria o Beiradão inteiro, subindo e descendo o Madeira, de canoa, atendendo aos inúmeros chamados que recebia. Fazia o parto e, para evitar que a Mãe do Corpo se manifestasse na barriga da mulher que dera à luz, colocava imediatamente sobre o ventre da parturiente a placenta, enquanto proferia palavras de consolo para a Mãe do Corpo: - Mãe, não fica com raiva não, teu filho tá aqui ó, juntinho de ti. Sente ele, Mãe, bem quentinho na tua barriga, e vai descansar sossegada.

Feito isso, enterrava a placenta e em seguida passava azeite de andiroba sobre o ventre da parturiente, finalizando, assim, o procedimento. Só então podia ir embora tranquila.

No meu caso, dizia ela, uma providência teria que ser tomada imediatamente para acalmar a Mãe do Corpo, uma vez que os médicos jogaram fora a placenta. Que eu tirasse toda a roupa do bebê, recém-nascido, e o colocasse deitado sobre meu ventre nu, deixando que a minha pele e a dele ficassem juntas por meia hora pelo menos.

De cócoras, aos pés da cama em que me fizera reclinar, ela conduziu uma espécie de ritual. Repetiu para a Mãe do Corpo as tais palavras de consolo, como se estivesse conversando com uma entidade. Depois, lambuzou meu abdômen com o abençoado azeite de andiroba.

Após esse dia, nunca mais senti aqueles estranhos sintomas. Vai ver a Mãe do Corpo deve ter mesmo descansado...

Comentários

  • sandra poleto - 18/06/2014

    tenho um filho di 4 anos e disliguei para nao ter mais filhos mas nao cortei so amarrou e sinto como se tivesse um nene na barriga di tanto ki mexe o ke sera eu posso ter mas filho si eu ligar dinovo

  • dayannes nascimento silva - 04/06/2014

    queria saber pq sinto muita dor no pé da barriga meu filho ta com 4 meses e sinto muita do e normal....

  • Roberta - 05/04/2014

    Boa tarde. Hoje faz 4 dias q menstruo, mas a quase 1 mês sinto minha barriga mexendo e tremendo muito, tenho um filho de quase 5 anos e tenho vontade de ter mais um, fiz o teste ontem de gravidez e deu mais uma vez negativo. Tenho medo de ser mioma, pois apareceu um menor do q grão de arroz e nunca cresceu. Não sei o q fazer, terça-feira vou bater uma ultra pra ver, tomara q nao seja nada.

  • Natali - 01/04/2014

    Tenho dois filhos, um de 9 anos e outra de 4 anos, tomo anticoncepcional de uso continuo desde o último parto, não menstruo com o uso dele, mas a 1 mês ganhei 2 kg sem motivos (sou super magra e tenho muita dificuldade em ganhar peso) e sinto minha barriga mexer cada vez mais forte como um bebê se mexendo em vários horários diferentes do dia e da noite.... não posso sonhar em gravidez pois trabalho na construção civil e não quero mais ter filhos.... Será que é a mãe do corpo??? Como faz pra acalmá-la pelo amor de Deus!!!!

  • guilherme - 28/03/2014

    Pra mim isso e gases e constipação

  • monica - 26/02/2014

    Gente,minha mae esta com 56 anos,ela esta sentindo uma dor muito forte mesmo e forma uma especie de ingua na virilha,ja fomos aos medicos e ja fez varios exames e nao aparece nenhuma anormalidade,sera q se ela usar esse.azeite de andiroba vai melhor,estou desesperada,poia ela vem sofrendo muito com essa dor,me ajudem

  • Lilian - 25/02/2014

    Também tive um aborto espontâneo há 14 anos e até hoje sinto um movimento no meu ventre como se o bebê estivesse mexendo quase todos os meses. Há 7 anos tento engravidar e não consigo e é muito triste sentir isso. Será que existe algum remédio além desse que foi bom para você?

  • renata - 22/02/2014

    oi,tenho duvidas sobre isso, tenho dois filhos uma de tres anos e meio e um de um ano e nove meses, sentia minha barriga mexer ate tres meses depois do nascimento deles, depois nunca mais e agora tem um mes q começou a mexer novamente,tomo injeçao mensal,desde q tomei descia minha menstruaçao mes sim mes nao quase sempre agora tem tres meses q nao desce nada mais continuo c a injeçao e minha barriga ta me deixando loucaa por nao parar de mexer e tem horarios ainda rsrs, tive mais sintomas como se fosse gravidez mais fiz teste e deu negativo, nao sei mais o que fazer

  • ana beatryz - 03/02/2014

    eu passei por um aborto e nao presisei fazer coletagem e depois de uns tempi eu estava sentada na casa da minha sogra e comomeso a se meche ai olhei pra minha bariga e vi algum se mechendo toda vez que se meche doi minha sogra falo que e a mae do corpo alguem me ajuda

  • Camila nunes - 21/01/2014

    ...Eu sinto a minha barriga mexe como ser eu estivesse gravida de novo eu tenho uma filha de 1ano e 4 mese e nao estou gravida ...oque pode ser estou precupada... O que eu faço.?

  • Dayane - 02/01/2014

    Acabei de ganhar um baby e tbem sentir umas vibraçao na barriga

  • Nayara Vieira - 26/12/2013

    Bom tbm ja me disseram sobre a mae do corpo,, mas me disserao tbm q isso acontece só em mulheres q teve parto cesarea, como eu tive falaram q posso senti essa sensacao a vida inteira,, bom mas vai saber nehhh..

  • Alessandra - 08/12/2013

    Eu tenho 18 anos e faz 2 meses que sinto algo se mexer na minha barriga fiz teste de gravidez e deu negativo... Minha prima mim disse que é a mãe do corpo ... Eu quero saber se ela da em quem nunca teve filho ? Porfavor gente mim respnda... Obg

  • mel - 27/11/2013

    Eu também sinto muito minha barriga tremer por diversas vezes ao dia, até me incomoda muito, parece que estou sentindo um bebê mexendo, mais será possível ser a mãe do corpo, minha filha ja tem 3 anos...estou muito preocupada com isso...o que posso fazer?

  • Carolline - 24/11/2013

    Eu tenho esses mesmo sintomas, minha barriga treme, e minha avó sempre diz que é a mãe do corpo procurando filho. Eu achei esse texto muito interessante tenho 24 anos e nunca passei pela experiência de uma gestação, mas para muitos que duvidas das sábias experiências da vida, esta ai um grande texto que tira qualquer sombra de dúvidas do poder da Natureza humana.

  • tamires - 19/11/2013

    meu pe da bariga mexe mas ja fiz teste e nao estou gravida o que faso e estou mestruada

  • JENNIFER CRISTINA - 18/11/2013

    NOSSA , realmente eu não sabiia ... sou virgem , mas as vezes minha barriga fica mexendo muito parece que estou gravida pra mim que nunca tive filho é uma sensação muito estranha.

  • jackeline alves - 06/11/2013

    É isso mesmo meu filho tem 6 meses e agora estou sentindo minha barriga mexer com mais intensidade,somente do lado direito do corpo. É muito estranho fico com medo de estar gravida novamente,mas quando faço as contas do tempo de resguardo vejo que não há condições .

  • patricia - 25/10/2013

    também sinto minha barriga mexer muito .cerá q é por q to tentando engravidar.q ta assim. ansiedade

  • Tamara Albuquerque - 11/10/2013

    TENHO 20 ANOS EU JA SABIA DA MAE DO CORPO MINHA MAE SEMPRE COMENTOU COMIGO E TAMBEM SINTO MEXER MUITO E QUANDO PEGO MINHA FILHA DE UM ANO (OBS:É PRIMEIRA E UNIK FILHA) EM MEU COLO NO MESMO INSTANTE ELA PARA DE MEXER ACHO QUE CONVERSAR COM ELA E FALAR PARA ELA IR DESCANÇAR TAMBEM JA QUE É A MAE DO CORPO ELA TEM QUE TA BEM P EU ESTAR BEM E PARA QUE ELA POÇA CUIDAR DO MEU PROXIMO BEBE EM MEU VENTRE MAIS ACIMA DE TUDO TENHO UM DEUS NOS PROTEJE E CUIDADO MINHA MAE FALOU QUE Ñ É BOM ABUSAR QUANDO ACABAR DE GANAHAR UM BEBE PORQUE SE NAO A MAE DO CORPO SAI PARA FORA LEVANDO A MULHER A OBTO ENTAO REPOUSO TOTAL NA DIETA .... MAIS MINHA FILHA TEM UM ANO E TRES MESES E AINDA SINTO MINHA BARRIGA MEXENDO.......É ESTRANHO

  • Regiane ferreira - 10/08/2013

    Eu tambem,sinto minha mae do corpo agitada,não sei porque mas minha filha tem8anos e perdi dois eu acho que preciso acalmar a mae do meu corpo.E uma sensacao igual a de um bebe.cara to sismada.

  • Isabel Cristina Nunes de Matos Lourenço - 07/08/2013

    Eu sinto muito, desde que minha filhinha de 2 anos nasceu. Mas pode ser apenas gases!

  • Jimmi - 19/07/2013

    Punk not dead tetracycline acne medicine A. Data Collection obtain proper Collects some data, some detailed obvious and also Effectively obtains

  • camila roiz - 20/06/2013

    oi minha sogra tem 57 NOS E CISMOU QUE ESTA GRAVIDA JA VEZ VARIOS EXAMES QUE COMPROVARAM QUE ELA NÃO ESTA GESTANTE SO QUE ELA RECLAMA QUE A BARRIGA DELA SE MEXE O QUE SERA QUE PODE SER ISSO? ALGUEM PODE ME AJUDAR?

  • Cida Macedo - 20/06/2013

    meu filho mais novo esta com 12 anos ,meu marido operou ,por esses dias comecei sentir algo mexer na minha barriga sera que é gravides?

  • tatiane - 11/06/2013

    Minha, filha acaba de fazer 6 meses e. Sinto como se ainda Tive.se. Um bebe dentro de mim

  • maria aurivete - 06/06/2013

    Eu ja sabia sobre essa dor perguntei somente para saber ser outras pessoa sabiam na minha familia, quase todas as mulheres sente. Eu sinto de forma espantosa pois essa dor anda o meu corpo todo. A minha sente de mais chega até a adormecer as perna o remedio que nos tomamos e chá de arrudar, com alho.

  • georgiana - 29/05/2013

    Meu filho mais novo acabou de fazer 6 anos e a minha barriga esta mexendo, realmente parece que tem outro bebe dentro e estranho pois acabei de menstruar e sei que nao estou gravida.

  • carla - 27/05/2013

    meu bebe faleceu com 26 dias de vida. mais sinto algo estranho em mim,sinto mexendo comoum bebe

  • carla - 27/05/2013

    meu bebe faleceu com 26 dias de vida. mais sinto algo estranho em mim,sinto mexendo comoum bebe

  • monicagomes - 18/05/2013

    minha barriga treme muito

  • Simone de Oliveira - 08/05/2013

    É verdade, estou sentido a mãe do corpo de ontem pra hoje, meu bebe fez 4 meses dia 27/04/13 então coloco a faixa e acalma mas, vamos tentar repousar um pouco das atividades principalmente as mães recentes e para as mães antigas, vamos também ver os esforços que tem feito em casa principalmente, porque minhas irmãs é um tal de lavar passar varrer ki ninguém merece isso o tempo todo... Que o Mestre Jesus fique na companhia de todos e obrigada pelo esclarecimento com a mãe do corpo e espero ter contribuído também!!! Um abraço de luz!!!

  • Elenice - 03/05/2013

    bom ja eu sinto o meu utero mexer como uma criança isso começou acontecer depois em que eu tive a minha primeira filha

  • anreza - 21/04/2013

    eu ja tive meu ultimo filho fas 6 anos e quando eu vou ao banheiro e sento de mau geito no vaso sanitario sinto uma bola sair fora do lugar dentro da minha barriga sinto muita dor entao eu me levanto e vou apertando a barriga ate que ela voute no lugar aqredito que seja a mae do corpo

  • Janaína costa - 17/04/2013

    Boa noite, olhe meu bebe ja tem 1 ano de idade, e até hoje sinto essa sensaçao de que ainda está em minha barriga, e nao sei o que faço p/ que pare, as vezes eu vejo a alteraçao por cima da barriga, é horrível.Será que um dia isso vai parar? Abraço a todos?

  • - 16/04/2013

    Nossa é horrivel to com enjou parece que to gravida uma dor no abdomen e mto frio é mto ruim eu nao acreditava mas agora acredito sim que exista a mae do corpo.

  • - 16/04/2013

    Nossa é horrivel to com enjou parece que to gravida uma dor no abdomen e mto frio é mto ruim eu nao acreditava mas agora acredito sim que exista a mae do corpo.

  • Julielen Lopes - 22/03/2013

    Boa noite, eu sinto direto minha baarriga mexer minha filha tem 1 ano e hoje msm no trabalho eu sentir isso o dia todo é muito estranho o pior é que eu nao vejo ela mexer só sinto srrs bjs boa moite

  • nayara garcia - 19/03/2013

    tenho uma filha de 10 meses e eu sinto minha barriga mexendo,,,,como se fosse um bebe vou no medico pra ve se ele me passa um exame porq to cm medo........

  • cleide oliveira - 13/03/2013

    meu filho tem 9 anos e eu sinto uma coisa mexendo na minha borriga eu tenho medo.

  • tania machado - 05/03/2013

    tenho um filho de 10 meses e sinto minha barriga pulá parece umn coraçao batendo oque eu fasso pra pararr

  • Sabrina Pinheiro - 03/02/2013

    Oi eu tenho 20 anos e as vezes sinto algo mexer dentro da minha barriga é uma sensação mto estranha as vezes ate consigo ver oq será q esta acontecendo?? é mtoo estranho pois parece um coração batendo dentro da barriga e eu nunca tive filhos entao nao seii como é ter um bebe mexendo mais sinto umas sensaçoes estranhas dentro de mim bjus

  • ANDREA - 31/01/2013

    sinto minha barriga mexer constantemente meu fiho tem 5anos nao posso estar gravida pois ligada.

  • fernanda santos silva - 12/01/2013

    meu filho ja tem 5 anos estou achando extranho porque treme muito minha barriga o que é isso.

  • Marie Jo Cantuaria - 30/11/2012

    OlárnTambém já senti a mãe do corpo várias vezes, a primeira vez foi em 2009 quando meu filho já tinha 2 anos... é uma sensação diferente mesmo, igualzinho quando a gente tem a criança no ventre e ela se mexe, só que nesse caso o útero está vazio!rnObrigada por compartilhar!

  • rosane - 31/10/2012

    oi! eu tenho so 21 anos nao to gravida e nunca tive filhos e de uns meses pra ca to sentindo como se tivesse algo dentro ded mim se mexendo e pulsando como se fosse um coraçao batendo é mt esquizito isso ate me da azia as veses e parece me sufocar alguem ai sabe oque eu posso fazer pra isso sair de mim? nao aguento mais . nao consigo nem dormir de barriga pra cima a noite e é só de noite que ela encomoda de dia nao! aff n aguento mais

  • liliane - 30/10/2012

    Olá eu nunca tive filho porque a mae do corpo surgio porfavor alguem pode me ajuda oque eu fasso ??

  • liliane - 30/10/2012

    Olá eu nunca tive filho porque a mae do corpo surgio porfavor alguem pode me ajuda oque eu fasso ??

  • Élida - 17/09/2012

    Meus filhos já são grandinhos, um tem 9 e outro tem 7 anos, e eu ainda sinto como se tivesse um neném mexendo dentro de mim, as vezes eu até vejo a minha barriga mexendo como se o nenm esivesse chutando, o que eu faço?

  • Janaína costa - 05/09/2012

    eu tambem sinto que tem algo estranho se mexendo na minha barriga, e meu bebe ja esta com 4 meses e isso ainda nao passou, é muito desagradavel...

  • juliana - 08/06/2012

    isso acontece comigo ela não me deixa meu bebe tem 7 meses e ela fica procurando ainda!

  • Paulo Cordeiro Saldanha - 25/01/2012

    Aprendi a respeitar os mandamentos e as observações dos ribeirinhos, principalmente dos nativos que, observando a Mãe Natureza, retiram dela ensinamentos e conclusões bastante lógicas e interessantes. Com eles, por exemplo aprendi que, quando o zogui-zogui canta no local, ali chove, com certeza. Hoje sei que a Capeba, o rabo-de-macaco são essencias curativas, entre outras, como a andiroba (por você citada) e a Copaíba.Valeu, Sandra!

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

redacao@gentedeopiniao.com.br | gentedeopiniao@gmail.com
Rua Quintino Bocaiuva,3108 - Sala B - Porto Velho - Bairro: Olaria - CEP: 78900-000 - Porto Velho - RO
É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião
Diretor Comercial: Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsável: Luka Ribeiro - Fone: (69) 9981 9082 e (69) 9262 2007
Desenvolvimento: Rodrigo Goes e Alisson Cleiton