Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

PROCON Rondônia orienta consumidores sobre seus direitos durante greve dos Correios

15/09/2011 - [19:41] - Política


Em virtude da greve deflagrada pelos servidores dos Correios, Muitos consumidores estão procurando o PROCON de Rondônia para buscara explicações e saber quais as recomendações do órgão quanto à greve dos Correios que afeta a entrega de correspondências.sendo que maioria deles tem a preocupação com a cobrança de juros e multas referentes a pagamentos de contas em atrasos.

Segundo o Coordenador do PROCON - Rondônia, Rui Costa, é dever e obrigação dos fornecedores que enviam cobranças por correspondência postal oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor (internet, fax, sede da empresa, depósito bancário, entre outras). "Todos esses meios, essas alternativas, devem ser divulgadas amplamente, para conhecimento do consumidor”, afirma.

O PROCON- Rondônia recomenda aos consumidores que se informem quanto a data de vencimento de suas contas e imediatamente entrem em contato com a empresa antecipadamente, pela internet ou pelo Serviço de Atendimento do Consumidor (SAC), solicitando outra opção para efetuar o pagamento a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e juros, lembrando que o consumidor possui o dever de pagar suas contas em dias e cabe ao fornecedor mediar uma outra forma para que o consumidor não venha arcar com o prejuízo devido a greve dos correios.

PROCON Rondônia orienta ainda que a emissão do boleto não pode ser cobrada, conforme norma do Banco Central (Resolução 3.693/09). A cobrança já era considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois as despesas relacionadas ao processamento da fatura são de responsabilidade do fornecedor e não devem ser repassadas aos consumidores.

Caso o consumidor não consiga contato por meio do telefone ou internet, a indicação é que procure o PROCON para que o órgão de Defesa do Consumidor faça a intermediação. "No PROCON podemos auxiliar os consumidores e assim acionar as empresas e intermediar, mas o ideal é que o consumidor se antecipe ao dia do vencimento e evite a cobrança de juros”, informa Costa.
Compras e Encomendas a serviços dos Correios
Para aqueles que contrataram os serviços dos Correios na compra de um bem, a indicação é procurar os centros de distribuição para receber o produto. Mas se mesmo assim, o consumidor não tiver acesso à encomenda, é necessário entrar em contato com a empresa onde a compra foi efetuada. Se não houver solução, o contratante deve procurar um órgão de defesa do consumidor. O Balcão do PROCON- atende no Shopping Cidadão na Capital Porto Velho, Ji-parana e Rolim de Moura, e ainda nas regionais de Ariquemes e Vilhena e pelo atendimento via telefone no numero 151.

Fonte: PROCON /  Rui Costa

 

Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

as últimas que você não leu

publicidade

redacao@gentedeopiniao.com.br | gentedeopiniao@gmail.com
Rua Quintino Bocaiuva,3108 - Sala B - Porto Velho - Bairro: Olaria - CEP: 78900-000 - Porto Velho - RO
É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião
Diretor Comercial: Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsável: Luka Ribeiro - Fone: (69) 9981 9082 e (69) 9262 2007
Desenvolvimento: Rodrigo Goes e Alisson Cleiton