Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia sorteia mais 3.046 unidades em seis empreendimentos habitacionais


Sentado numa das primeiras fileiras de cadeiras do auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o pintor de carros José Rocha de Oliveira, 38 anos, pai de três filhos, aguarda com expectativa o sorteio de 3.046 apartamentos construídos pelos governos federal e estadual em terrenos cedidos pela Prefeitura Municipal de Porto Velho no Bairro Socialista, na zona leste da capital de Rondônia. “Estou com fé que a minha vez está chegando”, ele disse.

José acidentou-se com moto no dia 11 de agosto de 2013, perdeu a mobilidade e não teve mais condições de trabalhar. Ele e a família passaram a morar com a avó, no Bairro JK. “Participei pela primeira vez de um sorteio na [casa de espetáculos] Talismã”, contou.
 

Gente de Opinião

Sorteio foi realizado em Porto Velho

Com 9,7 mil concorrentes, o sorteio foi aberto na manhã desta quinta-feira (30) pela secretária estadual de Assistência Social, Valdenice Domingos, e vai durar até amanhã. Dele participam representantes de movimentos populares, religiosos e de representantes das famílias inscritas. As unidades habitacionais distribuem-se pelos residenciais Porto Madeira I e II, Porto Belo I a IV e 1.350 candidatos complementarão o Residencial Orgulho do Madeira, no Bairro Mariana.

Valdenice destacou a parceria tripartite para a construção  dos conjuntos, enfatizando o ritmo de obras e a meta governamental de entregar 20 mil unidades em todo o estado. Segundo ela, o sorteio se dá com a devida transparência e o cadastro das famílias  enquadrará quem está apto a ocupar o imóvel e tenha sido inscrito em outras oportunidades.

“Hoje vencemos mais uma etapa na luta contra o déficit habitacional em Porto Velho, aonde ainda temos mais de 12 mil pessoas vivendo em condições insalubres”, assinalou a secretária municipal de Regularização Fundiária e Habitação, Márcia Cristina Luna.

Márcia Luna informou que o trabalho social de organização durará pelo menos um ano após a entrega dos imóveis. “É o tempo necessário e ideal para que as famílias consolidem o deslocamento desde suas antigas moradias”.

A Seas reserva cota de 92 unidades destinadas a pessoas idosas ou com deficiências físicas. Amparados pelo direito à hierarquização, idosos não precisam participar do sorteio, porque se enquadram no maior grupo de critérios exigidos.

Diretamente, 96 pessoas estão homologadas no grupo 1, que perfaz 75% das unidades, totalizando 2.147 apartamentos. Outras 715 unidades pertencem aos concorrentes do grupo 2, somando 25% do total. Serão sorteados 914 suplentes.

“Espero participar de outros momentos iguais a este”, disse na abertura do sorteio o superintendente de negócios do Banco do Brasil em Rondônia, Alan Cláudio Souza da Silva.

Segundo ele, no Programa Minha Casa Minha Via, cuja terceira etapa vem sendo aguardada no estado, o BB financia mais de 9 mil unidades na capital e 1.450 em Ji-Paraná. Esses imóveis serão entregues até 2016.
 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Irene Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)