Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Pré-natal e planejamento reprodutivo estão entre os temas de capacitação realizada pela Sesau em Ji-Paraná


Coordenadores de atenção básica e enfermeiros que atuam nas equipes da saúde dos municípios da região de Ji-Paraná estão participando até quinta-feira (30), de uma capacitação de Pré-Natal de Risco Habitual e Planejamento Reprodutivo. O objetivo é qualificar a assistência pré-natal; ampliar a cobertura desse serviço nos municípios; e reduzir os problemas da mortalidade materna e infantil. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está acontecendo no hotel Minuano, em Presidente Médici.

Gente de Opinião

Acompanhamento pré-natal é tema de capacitação

A diretora executiva de Atenção Integral à Saúde, Angela Ribeiro Souza, explicou que o pré-natal de risco habitual tem como objetivo realizar consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais e ultrassonografia a fim de verificar o estado de saúde da mãe e bebê, inclusive se for detectada alguma alteração ela será tratada precocemente. “A realização do pré-natal de qualidade dentro da atenção básica reduz a mortalidade materna e infantil”, acrescentou.

De acordo com levantamento realizado pela Sesau, foram apontadas as principais doenças apresentadas pelas gestantes de Rondônia no pré-natal de risco habitual e encaminhadas ao pré-natal de alto risco, sendo elas: infecção do trato urinário, hipertensão arterial e diabetes. “Doenças que muitas vezes poderiam ser tratadas na atenção básica por meio de medidas simples, como por exemplo: atividades físicas leves, alimentação saudável, aumento da ingestão de líquidos”, enfatizou Angela Souza.

Ela disse, também, que para melhorar a qualificação do pré-natal no atendimento a essas patologias a Sesau, através da Coordenação Estadual da Rede Cegonha e Pré-Natal, realizará capacitações para os enfermeiros dos 52 municípios, com ênfase na utilização da nova caderneta da gestante, diagnóstico e tratamento da infecção urinária, hipertensão arterial e diabetes.

Os cursos serão descentralizados para maior comodidade e adesão dos profissionais de saúde. Agora está sendo para os municípios pólos de Ji-Paraná, que envolve a regional de saúde de Ji-Paraná e Vilhena; no mês de setembro será para os profissionais da regional de Porto Velho e Ariquemes; e em outubro será a vez da regional de Cacoal e Rolim de Moura.

PROGRAMAÇÃO                                          

Durante a programação serão apresentados os seguintes temas: Panorama do Pré-Natal no Estado de Rondônia, com a participação da fonoaudióloga Ana Cristina Toledo do Amaral, coordenadora Rede Cegonha Rondônia; Caderneta da Gestante – Versão Atualizada, com a enfermeira Wanessa Carvalho Prado, Coordenadora Estadual Pré-Natal; Planejamento Reprodutivo, com a enfermeira Ione da Silva Santos; e ainda as doenças de Infecção do Trato Urinário, Diabetes Gestacional, Hipertensão Arterial na Gestação e Sorologias na Gestação.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)