Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Gente que chega, gente que sai


Por José Carlos SáGente que chega, gente que sai - Gente de Opinião

Após a Fiero, agora é a vez da Faperon – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia trocar de presidente. Sai o seu Francisco Ferreira Cabral, o “Chico Padre” (foto), que exerceu a presidência por mais de 20 anos e entra Hélio Dias de Souza, que foi presidente da Associação Rural de Castanheiras, além da carreira política, tendo exercido o cargo de vereador em Rolim de Moura e prefeito de Castanheiras (RO) por três mandatos, além de outros cargos executivos.

Administrador de empresas e engenheiro agrônomo, Hélio Dias deve dar uma renovada nos ares do setor primário de Rondônia, que hoje é o principal esteio econômico de Rondônia. Aliás, continua sendo.


Do passado

Por José Carlos Sá

Conheci o Hélio Dias como vereador de Rolim Moura, pouco antes da elevação de Castanheiras à condição de Município, o que aconteceu em 1992. Às vésperas da emancipação houve a entrega de máquinas agrícolas adquiridas com recursos do Banco do Brasil. A solenidade teria a presença do governador Osvaldo Piana.

Nós, do Decom, Cerimonial e Segurança, chegamos cedo em Castanheiras e ficamos aguardando as autoridades, vendo os preparativos para um banquete que seria servido após o evento. Um banquete, não, dois! E estávamos convidados para ambos; um deles era oferecido pelo grupo do Hélio Dias.

A solenidade se estendeu sob sol forte e a fome apertando. Quando os discursos terminaram, as máquinas foram entregues, tudo registrado em fotos e vídeo, os responsáveis de cada equipe (comunicação, cerimonial e segurança) foram chamados à parte e comunicados: “Ninguém do Governo almoça aqui. Quando o helicóptero decolar, todo mundo vai embora”. Não deu nem tempo de ponderar.

Só depois soubemos que os dois banquetes eram oferecidos por partidário do governador Osvaldo Piana, mas que localmente eram adversários. Piana não poderia agradar um sem desagradar o outro. Sem escolha, pegamos a estrada e fomos almoçar/jantar em Ji-Paraná, a quase 80 quilômetros distante.

Fonte: Blog Banzeiros
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)