Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Audiência pública da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres acontece nesta segunda – feira em Porto Velho


Será realizada nesta segunda – feira, 6, a partir das 14h no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, a audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que apura a violência contra Jovens Negros e Pobres.Audiência pública da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres acontece nesta segunda – feira em Porto Velho - Gente de Opinião

Os integrantes do colegiado estão visitando todas as capitais do Brasil para ouvir depoimentos de vítimas e visitar locais, onde já foi registrado casos de violência contra esse grupo social que vem liderando o ranking de mortes por armas de fogo, conforme dados da Anistia Internacional.

Segundo a entidade, o Brasil é o país onde mais se mata no mundo, superando muitas nações em guerra. Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticada por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.

A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países. Todos os dias, alguém, em algum lugar do mundo, recebe apoio da Anistia Internacional.

No mapa da violência de noventa países, o Brasil aparece na 11ª posição, enquanto no cenário nacional, a maior vulnerabilidade dessa faixa da população está em Alagoas. Rondônia fica na 17 ª colocação no cenário nacional, enquanto na região Norte, está em terceiro lugar em número de casos, ficando atrás apenas do Amazonas e de Belém.

Foi com base nesse realidade que a Câmara dos Deputados instalou a CPI para investigar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil.

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) é a 2ª vice - presidente, da CPI, que tem como presidente, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O 1º vice – presidente é o deputado Orlando Silva (PC do B – SP). O deputado Wilson Filho (PTB – PB) é o 3º vice – presidente e a deputada Rosangela Gomes (PRB – RJ) atua como relatora.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)