Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CPI da evasão fiscal inicia trabalhos após recesso



A Comissão Parlamentar de Inquérito formada na Assembleia Legislativa para apurar a evasão fiscal no âmbito do estado de Rondônia, já começa a definir seus trabalhos e direcionamentos. Em sua primeira reunião antes do recesso, foi eleita a diretoria dos trabalhos.

Para a presidência da comissão foi eleito o deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) tendo Laerte Gomes (PEN) como vice. O deputado Leo Moraes (PTB) na relatoria e os deputados Jean Oliveira (PSDB) e Aélcio da TV (PP) como membros.

A comissão voltará a se reunir no dia 3 de agosto, após o recesso parlamentar, para definir as convocatórias para oitivas, visitas a órgãos públicos, “enfim, para definir todo o planejamento dos trabalhos, pois temos 90 dias para concluí-los e não pretendemos prorrogar o prazo”, informou Boabaid, apesar da prerrogativa de prorrogação por mais 30 dias.

O presidente da CPI ressaltou que a formação da comissão cumpriu todos os trâmites regimentais sendo aprovada em Plenário com o consenso de todos os deputados.

A intenção da CPI, conforme informou Boabaid é não somente criminalizar os responsáveis pela evasão fiscal, mas também apontar falhas no sistema e “criar mecanismos para que esta evasão seja freada”. Com isso, disse, “iremos dar uma resposta à sociedade”.

Histórico

A criminalização através da evasão fiscal está alicerçada na Lei Federal 8.137 de 27 de dezembro de 1990 e que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências e estão definidos nos artigos 1º e 2º da Lei.

A primeira CPI envolvendo a Evasão Fiscal foi realizada pelo Senado Federal e durou de 1991 a 1994 e em seu relatório de conclusão deixou claro que “sonegar é crime e isso deve ficar bem claro na mente de cada um que todo sonegador merece ser punido pela sociedade”.

A sonegação é em todos os níveis, seja por parte do empresário, que assessorado por especialistas se utilizam qualquer meio para reduzir a carga tributária ou do profissional que lança mão de recibos fraudulentos para reduzir a declaração de imposto de renda.

A Comissão salienta a importância do tributo para que o governo possa orientar coordenar, estimular e promover atividades e empreendimentos, suprindo eventuais deficiências setoriais.

Uma das recomendações da Comissão do Senado é que o combate à evasão tem início no município e passa pela conscientização popular com campanhas locais para a exigência da Nota Fiscal e a divulgação transparente da aplicação dos recursos públicos. “O esforço de combate à evasão tem que ser comum e coletivo para que se faça justiça”, diz o relatório.

Outro ponto do relatório do Senado e que também será investigado no âmbito estadual é a questão dos incentivos fiscais, que em sua origem se constituem em estímulos à produção de empregos e à produção, mas que devido a manobras acabam gerando corrupção.

Fonte:  Geovani Berno

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde: TSE repele tentativa de cassação do governador de Rondônia

Em tempo recorde o TSE jogou um balde de agua fria no grupo político do Senador Marcos Rogério, derrotado na eleição de 2022 para o governo do estad

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

Deputada Dra. Taíssa realiza sessão solene em homenagem às lideranças indígenas

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) promoveu uma sessão solene na última segunda-feira (15) de voto de louvor para homenagear as lideranças in

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

Deputado Alex Redano destina emenda para Escola Militar Tiradentes I

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) assinou uma emenda na ordem de R$ 100 mil que será destinado para a reforma da quadra de esporte da

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Presidente do Parlamento Amazônico debate mudança na legislação para emancipação de distritos

Participando do 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Pa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)