Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova Comissão da Transposição acelera análise de processos com base na Lei nº 13.121/2015


Nova Comissão da Transposição acelera análise de processos com base na Lei nº 13.121/2015 - Gente de Opinião
Da esquerda para a direita, Manoel Rodrigues, Neleide Ábila, Nereu Klosinski e Flávia Batista.

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, através da Comissão da Transposição, adotou uma nova dinâmica de trabalho visando cumprir o que determina a Emenda Constitucional nº 60, a Lei nº 13.121/2015, e as demais leis que preveem a transposição de servidores para o quadro da União.

O cronograma de trabalho foi exposto durante reunião da nova presidente da Comissão da Transposição, Neleide Ábila, que estava acompanhada da advogada Flávia Batista, também integrante da comissão, com o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, e com o Secretário de Assuntos Jurídicos, Nereu Klosinski, ocorrida na sexta-feira, dia 22/05, em Brasília.

Segundo Neleide Ábila, a comissão já está trabalhando intensamente há cerca de um mês na organização dos processos, com a meta de que sejam analisados pelo menos 150 por semana.

Os diretores do Sintero fizeram uma série de questionamentos com a finalidade de tirar as dúvidas dos servidores. A comissão confirmou que não há mais dúvida quanto aos direitos dos servidores que foram reintegrados e dos que possuem na carteira de trabalho a inscrição de que foram contratados por prazo determinado, ficando pendente apenas a análise da documentação.

A presidente da comissão informou que os técnicos estão iniciando a análise pelos processos menos complexos, aqueles que não apresentam problemas, que estão com a documentação toda correta, ou que dependem de pequenos detalhes. Posteriormente serão analisados os casos mais complexos e os processos mais problemáticos.

À medida em que os processos vão sendo analisados, a comissão vai emitir seu parecer sobre cada um e vai enviar para o endereço dos servidores uma comunicação na qual informará se o processo foi deferido ou indeferido, e nesse caso, o motivo.

Os servidores que receberem a comunicação do deferimento terão prazo de 10 dias para responder se aceitam ou não serem enquadrados no Plano de Carreira do Ex-Território, de acordo com a Lei nº 13.121. Se o servidor não responder, será enquadrado automaticamente, pois o governo federal vai entender o silêncio como uma aceitação tácita.

A presidente da Comissão da Transposição informou aos diretores do Sintero que está em contato permanente com o governo do Estado o que pode facilitar o trabalho em caso de dúvida sobre alguma situação ou de falta de algum documento.

Ela também disse que manterá o sindicato informado sobre o andamento dos trabalhos através de reuniões periódicas com os representantes dos servidores, e que está disponível para qualquer esclarecimento que se fala necessário.

O Secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, destacou a importância de se agilizar a análise dos processos, e de se manter os servidores informados acerca do andamento dos trabalhos.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que o sindicato se manterá vigilante e vai acompanhar cada passo desse trabalho até que todos os servidores que têm direito à transposição estejam enquadrados na folha da União.

Fonte: Ascom / Sintero

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)