Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Empresa russa mostra na Rondônia Rural Show pecuária de precisão com o uso de ‘drones’


Uma das principais atrações internacionais da “Vitrine Tecnológica” na Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontecerá de 27 a 30 deste mês, em Ji-paraná, será o estande de uma empresa russa especializada na comercialização de drones para monitoramento de fazendas de gado. A empresa é uma dos mais de 230 expositores que representarão, segundo o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, as 350 bandeiras na 4ª edição da Feira.

Gente de Opinião

Equipamento monitora fazendas de gado

O uso de microcomputadores de bordo e micro câmeras acopladas aos inventos, que podem capturar informações e imagens detalhadas até a um metro do solo, e auxiliar os médios e grandes pecuaristas na administração de seus negócios, é chamado de “Pecuária de Precisão”.

A técnica permite saber ao final de cada sobrevoo do invento, desde a quantidade de bois que estão no pasto até mesmo o rompimento de uma cerca. Segundo o coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), Rubens Nascimento, essa é mais uma das atrações que facilitarão o acesso do empreendedor rondoniense às novas tecnologias, além de incentivar o uso de drones nos vários segmentos do agronegócio. “É um negócio fantástico”, disse Nascimento.

Os inventos tornam possível ao proprietário fazer o acompanhamento de todas as rotinas administrativas de uma fazenda, a partir do mapeamento dos campos de pastagens, verificação da temperatura ambiente, controle e contagem do rebanho, condições de manutenção das cercas e estábulos, níveis de água dos açudes e monitoramento de crias.

A Pecuária de Precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, da contaminação do solo e da água e o aumento da produtividade. Imagens aéreas de alta resolução, modelos digitais de elevação do terreno e imageamento no espectro do Infravermelho Próximo (NIR) são cada vez mais usados no segmento.

Com o uso de drones é possível ainda gerar imagens em alta resolução sem a dependência da disponibilidade do satélite, que só permite essa atividade a cada 15 dias, se o tempo não estiver nublado. O produtor ou o pecuarista pode obter imagens de suas plantações, rebanho e grandes áreas a qualquer hora ou dia dependendo apenas do bom tempo para as tomadas aéreas.

Com a captura de fotos e vídeos em alta definição, voando entre um metro e 300 metros de altura, o empreendedor poderá inspecionar, vistoriar e monitorar todos os pontos de sua propriedade com informações em tempo real, inclusive com menos custo, além de  fazer com maior facilidade a prevenção e combate às pragas nas áreas de cultivo e de pastagens.

OPORTUNIDADES

A gerente Internacional da Seagri, Ivanilda Frazão, disse que o espaço da Feira funcionará como uma oportunidade para Rondônia mostrar tanto aos investidores nacionais quanto aos estrangeiros as suas potencialidades, e o leque de oportunidades que o Estado oferece para a instalação de indústrias de transformação de produtos, principalmente diante da expectativa cada vez maior de a presidente Dilma Rousseff sancionar, nos próximos meses, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Porto Velho.

Outra meta é também estimular as cadeias produtivas existentes, como a da carne e do leite, e criar uma cultura de exportação. Por exemplo, o governo de Rondônia já iniciou a capacitação de técnicos e tem divulgado entre os empresários a importância de se prepararem melhor para esse novo ciclo de desenvolvimento.

Dias 25 e 26, antes da abertura da Feira Rondônia Rural Show, a Segri realizará em Ji-Paraná um seminário para divulgação de toda a legislação sobre incentivos fiscais na Amazônia, direcionado aos investidores, potenciais empreendedores e técnicos do governo estadual.


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Decom
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)