Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias: Evento no Dia Mundial de Combate a Malária



O combate à malária é um dos focos da Prefeitura de Candeias do Jamari, que realizou na manhã de ontem, sexta-feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um importante evento de conscientização e alerta para a população sobre a importância dos cuidados precoces para combater e evitar a doença.

As atividades foram realizadas no pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jaime Barcessat, localizada no bairro Satélite, um dos bairros mais afetados pela doença, de acordo com informações da apoiadora municipal para controle da malária, bióloga Joana Sena.

A abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de saúde, Heráclio Rodrigues Duran, coordenador estadual de controle da malária, Roberto Nakaoka, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), coordenador de endemias Raimundo Soares da Cruz, coordenadora da Atenção Básica,enfermeira Glayciane Bezerra, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Adriana Rodrigues, diretor da Escola Jaime Barcessat, professor Mário Joaquim dos Santos, professores e alunos, além das equipes técnicas de Entomologia do Lacen, Semed de Porto Velho, Jocum e equipe do laboratório da malária de Candeias. Locução com o radialista Amaral Júnior.

A manhã foi de muitas atividades e o mosquito da Malária fez apresentações de como são transmitidas as doenças endêmicas, juntamente com o mosquito da Dengue. Vários stands foram montados para visitação e esclarecimento de dúvidas. Equipes do LACEN apresentou amostras de anofelinos adultos e larvas, lupas entomológicas, copos entomológicos, armadilhas de captura, capturador de castro, coordenado por Alda Lobato.

No segundo stand foi montado um Laboratório de Diagnóstico da Malária, coleta de lâminas dos visitantes, microscópio e lâminas positivas de malária e cartazes com plasmódios, sob a coordenação de Valdinei Maia e Tina Gonçalves. No terceiro stand foi montado uma exposição de mosquiteiros, termonebulizadores e pulverizador Guarany, com orientações, uso e lavagem dos MILD´s e cartazes sobre o mosquito, apresentando ainda a área de risco da doença, coordenador por João Dantas e José João.

Na Sala A teve um cineminha para crianças com o filme “Os Sete Anões sobre o controle da malária”, apresentado por Ana Paula e Joana Sena.

Candeias: Evento no Dia Mundial de Combate a Malária - Gente de Opinião

O evento contou ainda com várias brincadeiras, como o jogo de chão, corrida contra a malária, concurso cultural com perguntas e respostas, concurso de desenho do Ciclo de transmissão da malária e brincadeira da cabra cega. A equipe da saúde distribuiu folders informativos e entregou vários brindes e camisetas com o tema para os participantes das atividades.

O prefeito Francisco Sobreira de Soares (Careca) ressalta que iniciativas como essa são de extrema importância para a luta contra a doença. “Para combater a doença, o Dia Mundial da Malária oferece uma oportunidade para compartilhar informações com a sociedade civil. Parabéns a toda equipe envolvida nessas ações, trabalhando para aumentar a conscientização sobre a malária, como uma doença que pode ser evitada e tratada, além de mobilizar ações para reduzir a imensa carga social e econômica que representa”, destacou o prefeito, que não esteve presente ao evento, mas dedica total apoio nas campanhas realizadas.

A malária é causada por um parasita denominado Plasmodium, que é transmitido através das picadas de mosquitos do gênero Anopheles infectados. No corpo humano, os parasitas multiplicam-se no fígado, e em seguida, infectam as células vermelhas do sangue (hemácias). São conhecidas mais de 100 espécies de Anopheles que podem transmitir malária, porém apenas 30-40 transmitem mais comumente o parasita em regiões endêmicas. Anopleles gambiae é o mais conhecido, por seu papel na transmissão da espécie do parasita mais perigoso para os humanos, o Plasmodium falciparum.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)