Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Lucio Mosquini defende reforma política



O Brasil precisa urgente de reformas e ajustes, desde as reformas tributária e trabalhista, passando pela educação, melhoria da gestão pública e avanços na infraestrutura tão deficiente. Mas, de todas estas reformas, uma das mais importantes e urgentes é a política. Esse é entendimento do deputado federal Lucio Mosquini (PMDB), para que Brasil reencontre o caminho do desenvolvimento e assegure ao povo brasileiro melhorias na saúde, segurança, educação e infraestrutura.

Lucio Mosquini tratou do assunto em seu blog (luciomosquini.com.br) afirmando que tem acompanhado à distância, porém atentamente, as manifestações que têm ocorrido nas ruas de todo o país. E o deputado federal aposta na reforma política para que as mudanças que o povo brasileiro tanto anseia possam ocorrer.

O parlamentar ressalta que o PMDB apresentou à sociedade um conjunto de propostas para a reforma política, incluindo o fim da reeleição e o chamado voto “distritão”. As propostas foram elaboradas pelo instituto de pesquisas e estudos, a Fundação Ulysses Guimarães.

Uma das medidas que o deputado apoia é a adoção do voto distrital puro, o chamado distritão, com a eleição dos candidatos com mais votos. Mosquini defendemos que os mais votados sejam eleitos, prevalecendo a vontade popular, o que nem sempre acontece. Para o parlamentar, o sistema proporcional prestigia o partido político em detrimento da vontade da maioria popular. “Entre dois valores constitucionais, vontade majoritária e partido político, deve prevalecer o primeiro”, ressalta.

Outras medidas que fazem parte da proposta de reforma política apresentada pelo PMDB, conforme Mosquini, são o fim das coligações nas eleições proporcionais e mandatos de cinco anos para chefes do Executivo. O período de transição já começaria nas eleições municipais de 2016, para que em 2022 todos os cargos sejam disputados ao mesmo tempo.

O deputado afirma que o partido também não abre mão da cláusula de desempenho. “É inconcebível que um partido que não alcance 5% dos votos em pelo menos um terço dos estados e tenha seu funcionamento parlamentar autorizado. É outra distorção a ser corrigida”, destaca.

Mosquini explica que o primeiro passo para a reforma política já foi dado, que é o início das negociações com os outros partidos e o diálogo com a sociedade. “Acreditamos na votação da reforma política ainda este ano. O PMDB está em uma posição de protagonismo no Congresso Nacional – presidindo simultaneamente a Câmara e o Senado – e não podemos nos omitir em dar nossa contribuição para o aperfeiçoamento do sistema político brasileiro”, argumentou.

Deputado Federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)