Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Exposição Arte Sacra na Ivan Marrocos


 Exposição Arte Sacra na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

Os artistas plásticos João Zoghbi , Franciney, Sidney e Henrique Landa montaram na Casa da Cultura Ivan Marrocos a exposição  “Arte Sacra” que fica na galeria Afonso Ligório até o dia 30 deste mês.

São 22 telas que retratam momentos da vida de Jesus Cristo como o Nascimento de Cristo, a Sagrada Família e a Santa Ceia, porém, a coleção “Via Sacra” do João Zoghbi chama bastante atenção pelas suas 15 telas, que enfocam os percalços sofridos por Jesus rumo ao Calvário. “O Papa João Paulo II em 1998 colocou a Ascensão de Cristo instituindo assim, a 15ª Estação”, esclarece Zogobhi

As demais telas são dos artistas Franciney (Rumo ao Calvário e o Homem de Nazaré), Mulheres de Jerusalém (Henrique Landa) e a Ascensão de Cristo (Sidney).

Exposição Arte Sacra na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

Via Sacra

João Zoghbi  conta que passou, mais de três anos pintando as 14 telas que constituíam a Via Sacra e quando foi em 1998 o Papa João Paulo II inseriu a Ascensão de Cristo também na peregrinação, oficializando a 15ª Estação. “Só então pude concluir a coleção”. Essa coleção segundo o artista está avaliada em R$ 45 Mil. “Acontece que não podemos vender apenas uma tela, se é a Via Sacra tem que ser as 15 obras”, informa João Zoghbi.

Exposição Arte Sacra na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

A Casa da Cultura Ivan Marrocos fica aberta para visitação, entre as 8 e as 20h00 de segunda a sábado e domingo das 8 as 14h00.

Exposição Arte Sacra na Ivan Marrocos - Gente de Opinião

FOTOS - J GOMES

 
 

 
 

Lenha na Fogueira

Quando o relógio marcar doze horas ou meio dia, neste sábado, liga o rádio na 105.9 FM Rádio Transamazônica e escuta o nosso programa 360 Graus. Quando digo nosso é porque quem apresenta sou eu e a Sonia Maria aquela do “Cheiro Cheiroso”.

********

Durante duas horas já que o programa começa ao meio dia e só sai do ar as duas da tarde (14h00), vamos falar sobre o dia do índio que acontece amanhã 19 de abril.

********                

Vamos lembrar a história de Tiradentes tocando músicas que tem a ver ou que fale sobre o herói da Inconfidência Mineira.

********

E homenagear o Rei Roberto Carlos pelo seu aniversário que também é amanhã. Para falar sobre o Rei convidamos seu fã numero Um, pelo menos na região Norte João Luiz Kerds que tem tudo que se relaciona a história de Roberto Carlos. Inclusive a primeira música gravada por ele.

*******

O dia 19 de abril foi instituído no Brasil como o dia do índio pelo presidente Getúlio Vargas em 1943 através do Decreto 5.540

*********

Qual a origem da data? Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões.

********

Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

******** 

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.

********

Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

********

Em Rondônia no município de Cacoal no dia em que se comemora o "Dia do Índio", 19 de abril, a Fundação Cultural de Cacoal (RO), cidade distante 480 quilômetros de Porto Velho, irá realizar o "Dia do Índio com a comunidade", com apresentações de atividades lúdicas, pinturas, danças, exposição de artesanatos e a escolha da miss e mister indígena 2015. Os índios da etnia Suruí e Cinta Larga irão apresentar danças culturais e a representação de fogo.

*********

Em Porto Velho a Escola Rio Branco realizou no ultimo dia 15 o Dia da Diversidade Cultural Indígena, quando centenas de alunos, professores, técnicos, pessoal de apoio e direção com a parceria da Funai, realizaram uma grande atividade na quadra da escola.

*******

A Escola Rio Branco elaborou um projeto interdisciplinar envolvendo toda a escola nessa atividade que valoriza a Diversidade Cultural Indígena.

********

Os grupos “Canteiro de Sons” (bate latas) e “Pensar e Dançar” (ballet) deram as boas vindas aos participantes.

********

Os trabalhos foram apresentados em telas e artesanato em argila, além de outras atividades interdisciplinares como a “História da Matemática Indígena no Brasil”, “Plantas da Amazônia no tratamento de Doenças”, “Saúde Indígena”, “Diversidade Étnico Cultural”, “Mapa do Brasil com a localização dos grupos indígenas”, “Dança da Chuva”, “Exposição Palavras Indígenas”, “Exposição Palavras Espanholas de origem Indígena e seus significados”, “Culinária Indígena”, “Lendas Indígenas”, além de outras. O índio Adriano Karipuna agradeceu à escola pelo convite e  muito a vontade interagiu com os alunos em vários momentos.

*********

É assim que se faz cultura!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)