Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Fina Flor do Samba exalta o herói Tiradentes


 Ernesto Melo coordenador do Projeto “A Fina Flor do Samba”, vai reunir os sambistas de Porto Velho na noite desta sexta feira 17, no Mercado Cultural, para homenagear em forma de samba  Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes cujo dia de comemoração é o dia 21 de abril.Fina Flor do Samba exalta o herói Tiradentes  - Gente de Opinião

O interprete Hudson Mamede ensaiou na última quarta feira, o samba “Exaltação a Tiradentes” de autoria de Mano Décio da Viola, Estanisláu Silva e Penteado, samba enredo da escola de samba Império Serrano em 1949 e vai cantar na noite de hoje. Acompanhe a letra:  “Joaquim José da Silva Xavier, morreu a vinte e um de abril, pela independência do Brasil, foi traído e não traiu jamais, a Inconfidência de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier era o nome de Tiradentes, foi sacrificado pela nossa liberdade, esse grande herói pra sempre deve ser lembrado”.

Ernesto Melo também convidou o Portelense Bainha para interpretar o samba enredo da escola de Madureira do ano de 1967 de autoria de Jabolô, Catoni e Waltenir em homenagem a Tiradentes: “Tiradentes, Valoroso mártir inconfidente; Que o Brasil possuiu, em Vila Rica Cidade de Minas Gerais, Que há muitos anos atrás, foi o palco de um capítulo a mais, da nossa história, a senha dos revoltados, era: Tal dia é o batizado para que o Brasil fosse libertado....”.

A Fina Flor do Samba começa às 20 horas no Mercado Cultural - centro histórico da cidade de Porto Velho.


Lenha na Fogueira

Fina Flor do Samba exalta o herói Tiradentes  - Gente de Opinião

A Escola de Samba Asfaltão, visando continuar e revitalizar a história do samba em Porto Velho, procurando fortalecer ainda mais, junto com todas as pessoas que carregam consigo este propósito, reuniu a sua Diretoria no dia 28/03/2015, pra avaliar, planejar e organizar suas ações.

**********

Entre as ações que constam do planejamento da escola Asfaltão, encontramos: “Desfile das Escolas de Samba”.

********

Este assunto bateu recorde na avaliação negativa, principalmente por lembrarem que nesta gestão municipal, a tradição dos desfiles das Escolas de Samba não aconteceu e o sentimento de todos é, ao que tudo indica, da forma que vai, nem o de 2016 acontecerá.

*********

Se realmente quisessem ou quiserem, este seria o momento, para o planejamento do Desfile do ano que vem e, tanto Funcultural quanto FESEC da qual o GRESA é filiado, deveriam estar debruçados neste projeto.

Fina Flor do Samba exalta o herói Tiradentes  - Gente de Opinião

*********

Não adianta empurra, empurra de data, pois fruto de problemas oriundos tanto de gestões passadas da FESEC e da má vontade da Prefeitura Municipal de Porto Velho por meio Funcultural, bem como do Governo do Estado que demonstra total descaso com a cultura, o sentimento geral da Diretoria é que a exemplo do que aconteceu em 2014, o desfile de 2015, fracassou.

*********

Muitos pontos foram levantados, o mais grave e que muito preocupa, é o fato de não percebermos, por parte da gestão municipal, vontade para sanar esta dívida cultural e política para com os fomentadores e admiradores deste segmento da cultura.

********
Se querem de fato sanar este débito cultural, vamos, agora no mês de abril Fulcultural e Fesec, junto com suas filiadas, começar a Planejar, e a elaborar o projeto de organização para os desfiles de 2016.

 

*********
Escreveu Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro – 9982-9381 - Diretora de Comunicação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão.

********

Assinamos embaixo de tudo que a Silvia postou. A realidade dos desfiles das escolas de samba em Porto Velho está difícil de voltar a ser o que era. Infelizmente!

********

Enquanto isso os grupos folclóricos estão de vento em popa, se preparando para as apresentações na XXXIV edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.

********

Os ensaios estão fervilhando pelos quatro cantos da cidade. As quadrilhas em sua maioria ensaiam nas quadras dos colégios de seus bairros, sempre após as 23 horas, em virtude da maioria de seus brincantes estudarem a noite.

********

Dos bois bumbas apenas os grupos Az de Ouro, Diamante Negro, Vencedor e Manhoso estão batendo seus tambores.

********

Corre Campo e Tira Teima só começam os ensaios no mês de maio.

********

O Flor do Maracujá deste ano, de acordo com programação da Federon está previsto para começar no dia 17 de junho e vai acontecer no Parque dos Tanques (Expovel) até o dia 30 de junho.

********

A Federon ainda este mês, vai oferecer coquetel à imprensa para promover a festa e dizer aos interessados que aceita proposta de parceria.

*******

A Federon já tem a garantia da parceria do governo estadual via Secel, SEAS e outros órgãos como a PM e da prefeitura de Porto Velho via Funcultural e outras e secretarias como a Semusp, Comissão de Eventos de Grande Porte entre outras.

********

Conta também com o aval do Ministério Público Estadual. “Esperamos alcançar maior sucesso que o do Arraial do ano passado”, disse o presidente Fernando Rocha.

********

Há dois dias o pessoal da prefeitura de Guajará Mirim assim como alguns vereadores, está batendo ponto na Secel com o objetivo de legalizarem os Bois Malhadinho e Flor do Campo para que o Duelo na Fronteira volte a acontecer.


Chris Duffy organiza Contos
de fadas em quadrinhosGente de Opinião

Quando foi chamado para organizar o livro Contos de fadas em quadrinhos (Galera Junior), Chris Duffy, renomado escritor e editor de HQs, se viu, segundo ele, numa pesquisa “deliciosa”: a leitura do maior número de contos de fadas possível, em aproximadamente dois meses. Depois, o árduo foi escolher quais seriam transformados em histórias ilustradas. Dezessete fábulas, entre narrativas dos Irmãos Grimm, outras bem conhecidas e contos folclóricos não europeus, foram selecionados. 

Duffy ainda tentou equilibrar na triagem contos que contemplassem heróis e heroínas. Para cada história um cartunista de peso foi eleito e recebeu a missão de fazer sua própria releitura do conto para os quadrinhos. O resultado são recontos com bom humor, muita cor e formas inéditas.

Algumas fábulas se mantêm fiéis aos originais. Mas outras trazem reviravoltas divertidas e, muitas vezes, emocionantes. Ao todo, dezessete histórias ganham nova roupagem, colorido e humor. Uma nova maneira de interpretar antigas histórias. E de conhecer muitas outras.

Contos de fadas em quadrinhos

Organização: Chris Duffy 

Tradução: Rosa Amanda Strausz 

Formato: 19 x 25 | Páginas: 128

Preço: R$ 55

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)