Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sérgio Mello

DESEMBARGADOR SEBASTIÃO TEIXEIRA CHAVES NO PAPO NEWS DESTA SEMANA.



Pernambucano de Correntes e criado no Paraná, ele está em Rondônia desde 1977, para onde veio para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública do então Território Federal, onde ocupou diversos cargos, entre eles o de delegado da Polinter, diretor de Operações, chegando a diretor-geral, função que exerceu até 1982. Aprovado no I Concurso Público para ingresso na magistratura de Rondônia, tomou posse no cargo de juiz de Direito da Vara Criminal de Guajará-Mirim em 26 de julho deDESEMBARGADOR SEBASTIÃO TEIXEIRA CHAVES NO PAPO NEWS DESTA SEMANA. - Gente de Opinião 1982. No ano de 1985, foi promovido a 3ª Entrância, pelo critério de Merecimento. Com a instalação da Vara de Entorpecentes, passou a ser o  seu titular, onde permaneceu até 1994. Por antiguidade, foi promovido a desembargador no dia 31 de março de 1994. Eleito para o cargo de vice-presidente no biênio 1998/2000. Ainda fez parte da Câmara Civil do Egrégio Tribunal de Justiça de Rondônia. Em 2006, Chaves assumiu a presidência do Tribunal de Justiça, quando foi preso pela Polícia Federal no rastro das ações da Operação Dominó.

Casado com a professora e advogada Marilda Shirley de Souza Leiras Teixeira Chaves, ele é pai do advogado Mário Sérgio Leiras Teixeira e da advogada Renata Leiras Teixeira.

Durante a entrevista, Sebastião Teixeira Chaves faz uma retrospectiva da sua vida funcional em Rondônia e finaliza abordando o caso do seu envolvimento na Operação Dominó, deflagrada pela Polícia Federal no dia  4 de agosto de 2006, com o objetivo de desbaratar uma suposta quadrilha que desviava recursos da Assembleia Legislativa. A operação prendeu, além do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia,  o seu juiz-auxiliar, José Jorge Ribeiro da Luz; o então presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlão de Oliveira; vários funcionários do Legislativo, procurador de Justiça, conselheiro do Tribunal de Contas, e fez busca e apreensão na casa de vários parlamentares daquela legislatura. Cerca de 30 pessoas suspeitas de envolvimento foram presas, entre elas familiares de Carlão de Oliveira.

Contra o entrevistado havia acusação de corrupção e uma alegada ligação de sua esposa com a presidência da Assembleia e de negociações para garantir recursos ao Judiciário.

Nove anos depois de todo esse episódio, e com surpreendente serenidade, Sebastião Teixeira Chaves se diz injustiçado, tendo sido inocentado em todas as instâncias judiciais onde o caso foi apreciado. Hoje atuando como advogado na banca de sua família, ele está reivindicando seu retorno ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de Rondônia, já que as acusações que resultaram na sua aposentadoria pelo Conselho Nacional de Justiça,  não foram comprovadas perante a justiça. Não houve sequer uma aceitação de ação penal contra ele pelos tribunais superiores.

Não perca. O Papo News vai ao ar nesta sexta-feira, às 11:00 horas na Record News de Porto Velho, canal 58, com reapresentação no sábado, às11:00 horas , na TV Candelária, canal 11, com transmissão via satélite para todo o estado (Porto Velho, Candeias e distrito de Extrema; Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Nova Brasilândia, Alvorada D’Oeste, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, Buritis, Campo Novo, Presidente Médici, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, e no distrito de Extrema). Apoio cultural da Santo Antônio Energia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS:   FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS: FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

“Quando eu for eleito Presidente, vai acabar esse negócio da polícia invadir os locais onde tem gente trabalhando e queimar máquinas, destruir equipam

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Sérgio mello simplicidade Fonte: Fernando luiz m

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)