Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa reforça chamamento para vacinação contra HPV



Mais uma vez a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está convocando pais ou responsáveis por meninas de 9 a 11 anos de idade, para receberem a primeira dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), focando na prevenção do câncer do colo do útero.

A campanha iniciou no último dia 09. A meta da Semusa é imunizar 80% de um total de 25 mil meninas nestas faixas etárias residentes na capital, mas até o momento apenas 3% deste número foi vacinado. Garotas de 11 a 13 anos também podem ser encaminhadas a Unidade de Saúde mais próxima, neste caso, para receber a segunda dose do esquema vacinal iniciado no ano passado.
Desde março de 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

A vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira em 19 unidades urbanas e 14 rurais. De acordo com a Chefe da Divisão de Imunizações da Semusa, Elizeth Gomes, é necessário apenas que um responsável autorize. "Os pais precisam levar as filhas até uma unidade, onde já existe um formulário próprio. Lembrando que a imunização é segura, inclusive não estão havendo notificações sobre reações graves, apenas dor no local de aplicação", comentou.

Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam que o câncer do colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Fonte: Renata Beccária

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)