Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ezequiel destaca atribuições da Comissão de Fiscalização


 
Na primeira reunião da Comissão de Fiscalização e Controle realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o presidente da comissão, deputado Ezequiel Junior (PSDC), destacou e citou as atribuições e responsabilidades dos componentes. O parlamentar disse esperar que ela funcione efetivamente pois trata-se de um comissão com muito importante.

“Achei estranho ela não ser citada no regimento interno da Casa e então resolvi estudá-la. Tomei conhecimento que a Comissão de Fiscalização e Controle foi instituída através de uma lei, portanto é uma comissão com uma força muito grande”, citou o deputado.

Entre as atribuições, Ezequiel Junior citou o artigo quinto da lei que rege a comissão e que garante aos membros, entre outras prerrogativas, o poder de convocar secretários de Estado, dirigentes de entidades da administração indireta e responsáveis por instituição, qualquer pessoa física ou jurídica de direito público ou privado.

O presidente também destacou que cabe à comissão solicitar por escrito informações da administração direta ou indireta ou instituições sobre matérias sujeitas a fiscalização, requisitar documentos públicos necessários para elucidação do fato objeto da fiscalização e realizar auditorias e diligências.

“Havendo uma denúncia que realmente tenha conteúdo, nós podemos realizar essas auditorias e diligências in loco”, disse.

Membro da comissão, a deputada Rosângela Donadon (PMDB) concordou com o presidente ao afirmar que a Comissão de Fiscalização e Controle é uma das mais importantes da Casa de Leis, uma vez que acompanha a prerrogativa de um deputado estadual, que é a de fiscalizar. De acordo com a parlamentar, a população constituiu os deputados como seus representantes para que exerçam a prerrogativa de fiscalizar e legislar.

“Temos que honrar a confiança que nos depositaram e trabalhar com muita transparência, nos unir e juntos dar uma resposta à população, esclarecendo sobre todas as ações do governo”, declarou a parlamentar.

O deputado Dr. Neidson (PTdoB) disse que os membros da comissão são em sua maioria deputados novatos e se colocou à disposição para contribuir no que for necessário para os trabalhos.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) sugeriu que a comissão faça um levantamento sobre quais são as obras que foram iniciadas e não foram concluídas. “Não queremos documentação, queremos apenas saber quantas são, onde estão, para assim termos uma noção para já começarmos a pensar em uma atividade enquanto comissão”, explicou o deputado, que teve sua sugestão acatada pelos demais membros.

Vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, o deputado Alex Redano (SD) sugeriu também o trabalho de fiscalização in loco e verificar se o contribuinte está pagando o valor justo como usuário do bem público. “Irmos de fato fiscalizar as obras, os prestadores de serviço é muito importante. Tenho visto isso em outros Estados e os resultados são positivos”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Nilton Salina

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)