Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio pressiona BSB para início de obras do Contorno


Gente de Opinião

Governador Confúcio e bancada federal apresentam
projeto ao ministro Antônio Carlos Rodrigues

Acompanhado da bancada federal de Rondônia, o governador Confúcio Moura participou nessa terça-feira (3) de uma audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, com o propósito de pressionar o governo Federal a iniciar a obra do Contorno Norte de Porto Velho.

 A extensão do primeiro trecho é de aproximadamente 20 quilômetros e a sua principal finalidade é desafogar o tráfego de veículos pesados no perímetro urbano da Capital, além de escoar a produção do estado.  O Contorno começa ao lado do Hospital das Irmãs Marcelinas e prossegue pela Estrada da Penal com destino ao porto.

O governador enfatizou que o Contorno Norte é uma obra extremamente necessária para o Brasil e indispensável para Porto Velho.  Segundo ele, diariamente mais de mil carretas carregadas trafegam na avenida Jorge Teixeira, dificultando o transito e provocando acidentes. Com a execução dessa obra, segundo ele, resolve-se também a situação logística dos transportes no perímetro urbano.

O senador Valdir Raupp explicou que é prioridade dar acesso ao novo porto. No local já está sendo concluído o terminal do Porto Chuelo, onde já está sendo feita a terraplenagem e diversas empresas também estão indo para lá. ”O nosso apelo para o ministro é para executar o mais rápido possível o primeiro trecho até o novo porto, depois pode até demorar um pouco mais. É uma obra de aproximadamente R$ 250 milhões, que vai levar em torno de dois a quatro anos para ficar pronta. Mas esse acesso das Irmãs Marcelinas até o porto é prioridade”, disse Raupp.

 De acordo com  o deputado federal, Lucio Mosquini, o Contorno Norte é uma obra idealizada pelo governador Confúcio Moura, em 2011, que possui infraestrutura compatível para o trafego de carretas. Mosquini assegura que o estado elaborou o projeto, “pequeno e econômico”, mas foi rejeitado em 2012 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Agora, o novo ministro dos Transportes percebeu que a viabilidade do projeto para ser executado. “Eu diria que é uma das grandes soluções para o trânsito de Porto Velho, a construção dessa rodovia”, enfatizou o deputado.

Ainda segundo Raupp, o posicionamento do ministro é aprovar o projeto assim que for votado o orçamento da União para este ano. “Esperamos que isso seja confirmado nos próximos dias. Depois iremos discutir com a equipe econômica do governo ou com o próprio ministro, se tiver alçada, para já começar a licitar e executar a obra. Vamos conversar até com a presidente da República para que a gente possa bater o martelo com o governador, deputados e demais senadores por Rondônia”, afirmou o senador.
 


Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Zózimo Macedo
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)