Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove discussão sobre inclusão social



A Biblioteca Francisco Meirelles realiza a palestra 'Barreiras das Pessoas com Deficiência Visual: Discutindo a problemática sobre inclusão social', no dia 12 de março, às 14 horas, no auditório da instituição, localizado na Rua José do Patrocínio nº 200, Centro. O curso é voltado para acadêmicos de letras, pedagogia, educação especial, pós-graduação em docência e interessados em buscar melhorias para este grupo.

Para Lucileyde Feitosa, administradora da Biblioteca, a principal motivação da palestra foi constatar um número relevante de usuários deficientes visuais e detectar que os mesmos passavam por dificuldades, principalmente, quanto à inserção no mercado de trabalho. “Alguns usuários nos procuraram em busca de auxílio quanto a ofertas de emprego para deficientes em diversos setores na cidade e, ao participar dessa ajuda, descobrimos que o mercado de Porto Velho não está preparado para ter funcionários deficientes visuais. Ainda tem muito preconceito. Então, queremos sensibilizar a população sobre essa temática e apresentar a contribuição da Biblioteca no fortalecimento de políticas inclusivas na cidade.

A palestra será ministrada pela professora Leoni Frazão, experiente na área de trabalho com cegos e baixa visa, e a psicóloga Valdeci Barbosa que compartilhará seu depoimento de vida e a problemática da inclusão social. Os participantes do evento vão receber o certificado emitido pela empresa Taletos Prime. As inscrições são gratuita e podem ser feitas pelos telefones 3901 3029 ou 3901 3030 até o dia 09 de março.


Dois mil títulos


A biblioteca Francisco Meirelles possui uma sala exclusiva para Deficientes Visuais, conhecida pelos usuários como 'Sala em Braile'. Ela tem dois mil títulos entre impressos e em áudio. “São livros atualizados e diversificados. Recebemos materiais da Fundação Dorina Nowill para cegos, do Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, da Fundação Bradesco e outros parceiros”, finaliza a administradora.

Alerta

Existem pessoas que já nascem sem a visão, outras adquirem a cegueira durante a vida, mediante hábitos ou fatores externos. Algumas doenças contribuem para esta perda como o Glaucoma avançado, o Diabetes, deficiência de vitamina A (principalmente em crianças), inflamação no nervo óptico e ainda uma derrame cerebral (AVC) e tumores.

Existem alguns fatores de risco para cegueira ou perda de visão como a idade, pessoas com graus altos de miopia, nascimento prematuro, trauma, pessoas que trabalham com produtos químicos e até mesmo cirurgias oculares ou neurológicas.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)