Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Agricultura Familiar: Ecoporé finaliza curso de capacitação



No dia 18 de janeiro a Ecoporé finalizou o curso do Programa de Educação Ambiental da Agricultura Familiar (PEAAF)promovido pela Ministério do Meio Ambiente (MMA). O curso foi realizado no ambiente virtual de aprendizagem do MMA e voltado para agentes públicos e representantes da sociedade civil para desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar.

A monitora do curso, técnica da instituição, agrônoma Sheila Noele destacou a participação na aula presencial, ocorrida no viveiro de produção de mudas da Ecoporé, em Rolim de Moura. “Realizamos três dinâmicas e uma discussão acerca do conteúdo, quanto a aplicabilidade do curso no dia a dia de cada um, uma vez que o grupo é heterogêneo. Os alunos apresentaram as diferentes realidades que convivem e a necessidade de se trabalhar a EA (Educação Ambiental)”, disse.

Para o engenheiro florestal Álvaro Moraes, 57 anos, de Ji-Paraná, o curso proporcionou avanços em seu conhecimento e destacou a metodologia abordada. “Atuo na agricultura familiar e aplicarei todo o conteúdo abordado nesta área. Foi um enriquecimento muito grande, além do eficiente material didático disponível. A linguagem utilizada foi a do produtor rural e isso facilitou o entendimento e parabenizo a equipe da Ecoporé,” destacou o participante.

O curso fez parte das atividades do projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e contou ainda com o apoio da Faculdade São Paulo (FSP), que disponibilizou o laboratório de informática aos 45 participantes do curso.

O programa

O principal objetivo PEAAF é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. A sustentabilidade almejada para a agricultura familiar  buscada a partir de  processos formativos e projetos socioambientais  que estimulem não apenas a troca de técnicas de produção, mas a transformação do conjunto de relações sociais e produtivas existentes no meio rural.

O PEAAF possui cinco linhas de ação estratégicas. Os cursos estão relacionados à Linha 3 do Programa que trata do “Apoio a processos educativos presenciais e à distância”.

Fonte: Natália Lima
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)