Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Pulando cirandinha


Pulando cirandinha - Gente de Opinião

Em política tudo é possível. Portanto não estranhem se depois de muita conversa haja composição de uma chapa única para a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa entre grupos adversários.

Neste caso, pode pintar até um acordo entre o governador Confúcio Moura e o seu desafeto José Hermínio, o que seria impensável até poucos dias atrás. Existem entendimentos com Maurão de Carvalho e a bancada governista indicando peças chaves, com Hermínio na 2º vice-presidência.

Nos bastidores a possibilidade de Confúcio e Hermínio pularem cirandinha juntos, unindo as forças da base governista com representantes da oposição tem aumentado muito.

Se Ivo Cassol e Expedito Junior depois de tanto se enlamearem acabaram juntando os trapos – no início da eleição passada ainda fingiam que eram adversários e assumiriam o relacionamento político no segundo turno – também não pode ser considerada descartada uma chapa única com Confúcio aceitando Hermínio. Será?

Pulando cirandinha - Gente de Opinião


Os grupos rivais buscam entendimento
para uma chapa única na ALE. Será que dará certo?


Uma nova cheia?

Pulando cirandinha - Gente de Opinião

O Sivam acena para uma nova enchente no Rio Madeira, em Rondônia, num momento difícil para o estado e para o município de Porto Velho. A bem da verdade, a capital rondoniense ainda não se recuperou dos efeitos da primeira e nossa infra-estrutura ainda esta arruinada, longe de ser recuperada.

Quase um ano depois da primeira cheia a União ao invés de liberar os recursos prometidos anunciou um novo programa de contingenciamento de recursos no orçamento da União. Dificilmente a presidente Dilma Rousseff vai cumprir a ajuda prometida para o Plano de Recuperação, formado a partir de estudos de técnicos do planejamento da prefeitura, do governo do estado e das entidades representativas.

Uma nova cheia é tudo que a gente temia. A região portuária ainda não se recuperou, as melhorias no Complexo Madeira Mamoré sequer foram concluídas e a situação econômica da cidade é de penúria, com muitos estabelecimentos comerciais fechados.

Diante da perspectiva de um novo desastre natural – Rio Branco segue cinco anos com enchentes e Manaus no terceiro – só nos resta se unir para enfrentar mais esta situação aflitiva.


A população ribeirinha acompanha as águas
subindo com muita preocupação


A profecia da Raquel

Pulando cirandinha - Gente de OpiniãoPulando cirandinha - Gente de OpiniãoPorto Velho ainda esta no fundo do poço. Para conseguir emprego no Sine, o postulante tem que obter um lugar quase um dia antes e dormir numa fila quilométrica para ter acesso a uma senha de atendimento. Na busca de vaga na escola, a pessoa também tem que dormir nas calçadas, como pedinte. Para conseguir que sua rua obtenha reparos, o contribuinte se vê obrigado a protestar, fechar alguma avenida, jogar entulhos e queimar pneus.

A coisa aqui esta feia. Multiplica-se geometricamente o numero de descamisados dormindo sob marquises. Outrora prósperos, temos corretores de imóveis pedindo cestas básicas e buscando outras colocações. Notícias nacionais, pela Globo, no Jornal Nacional, como reclama o professor Nazareno, só com duas horas de atraso.

A criminalidade tomou conta da cidade. A pratica de caminhada pelas ruas de Porto Velho virou coisa de risco. Em pleno centro, assaltos com faca na barriga já viraram coisa corriqueira. Temos mais noiados do que carapanãs e daqui a pouco a profecia da pilantra da Raquel - que dizia que a maior parte da população vivia do pó – pode virar realidade. É coisa de doido!


É inaceitável o que tem ocorrido
no Sine e nas escolas de Porto Velho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)