Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

'CAFEMOÇO' DOS POBRES DO CAIARÍ


'CAFEMOÇO' DOS POBRES DO CAIARÍ - Gente de Opinião

O economista Deroche Pequeno Franco Neto sentava aos domingos em frente de sua casa na Avenida Presidente Dutra, debaixo de uma das árvores centenária no Bairro Caiarí, conhecidas popularmente como mari-mari. Ele ficava ali pra passar o tempo e apreciar o movimento de domingo (quase nenhum). Filho de família tradicional de Porto Velho, tanto que seu nome é bastante conhecido dos portovelhenses, uma vez que o complexo esportivo situado ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho tem como patrono seu avô, Deroche Pequeno Franco, um antigo ferroviário da extinta Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Por ali passavam amigos e conhecidos. Muitos deles paravam pra jogar conversa fora, e alguns deles diziam que estavam “rodados”, sem ter o que fazer. Alguns ainda casados, mas alguns também iniciando uma nova “carreira solo”, ou seja, separados.

Dentre eles apareceu o amigo Léo Santana, na época recém-separado. Após muita conversa surgiu a ideia de fazer um café da manhã para ao reunir os amigos. Inicialmente pensavam em reunir apenas os amigos antigos do Bairro Caiarí, mas o movimento foi aumentando e outros amigos também começaram a frequentar esse café da manhã.

'CAFEMOÇO' DOS POBRES DO CAIARÍ - Gente de Opinião
Imagem de um dos primeiros cafés da manhã, quando ainda aconteciam em frente da casa do Deroche Neto (a direita de camisa lilás). Fonte: Mocidade do Caiarí.

O pontapé inicial, ou seja, o primeiro café, aconteceu no dia 31 de agosto desse ano, em frente a residência do Deroche Neto. Estavam presentes: Léo, “Bodó” (Raimundo Santana), Dimas Oliveira (Coalhada), Ilmar Souza, Paulo Santana, Eudes Tourinho, Ernande Segismundo, José Menezes, Éder Sávio, Dimarcy Oliveira, Cabo Sena e muitos outros.

No primeiro domingo de novembro o café dos “Pobres do Caiarí” passou a ser um “cafémoço”, ou seja, passou a ser café e almoço acompanhado com muito samba e pagode, e se transferiu para o já denominado “Espaço Caiari” localizado ao lado da Casa de Cultura Ivan Marrocos na Avenida Presidente Dutra, esquina com a Avenida Carlos Gomes. Esse evento recebe aos domingos entre os eventuais e permanentes cerca 150 pessoas.

No dia 21/12 aconteceu o Café de Natal, com início às 08:00 horas com distribuição do gorro do Papai Noel para os presentes e aos que paravam para as felicitações natalinas. Esse Café de Natal durou até as 18:00 horas, e é claro, com muito samba e pagode.

'CAFEMOÇO' DOS POBRES DO CAIARÍ - Gente de Opinião
Amigos no “Espaço Caiarí” (Avenida Presidente Dutra esquina com Avenida Carlos Gomes) no último dia 21/12 durante o Café de Natal. Fonte: Mocidade do Caiarí.

E agora está sendo programado o “Café da Virada - 2015”, que acontecerá no mesmo local no dia 01/01/2015, a partir das 08:00 horas, onde será servido um farto e reforçado café da manhã e após haverá uma ceia para o almoço (pernil, chester, churrasco e pato no tucupi) com samba, pagode e muita música para receber o ano novo. Às 17:00 horas haverá um desfile pelas ruas do Caiarí com apoio de um carro de som durante o percurso.


“CAFEMOÇO DA VIRADA”

Data: 01/01/2015
Horário: A partir das 08:00 horas
Local: Espaço Caiarí – Avenida Presidente Dutra esquina com Avenida Carlos Gomes.
Valor: R$ 50,00 (cinquenta reias) por pessoa com direito a tudo.
Informações: 9981 5134 – Paulo Santana
9276 0407 – Deroche Neto

 

Fonte: Ascom/Mocidade do Caiarí
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)