Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente da Fecomércio participa da inauguração da nova sede da Secretaria de Controle Externo do TCU em Rondônia


 
O presidente da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), Raniery Araujo Coelho, participou na manhã da última terça-feira (16) da cerimônia de lançamento da nova sede da Secretaria de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas da União (TCU). O evento aconteceu às 09 horas, na rua Elias Gorayeb, nº 1880, no bairro São Cristóvão, em Porto Velho. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, a do ministro e presidente do TCU, Augusto Nardes, que veio de Brasília para acompanhar o lançamento.

Em todo o seu discurso, o ministro e presidente sempre fez questão de ressaltar a importância de se acreditar, ter fé e nunca perder o encanto pelo país, que vive um momento delicado, devido aos escândalos desencadeados nos últimos tempos, como o caso da Petrobrás, que começou a ser investigada pelo TCU em 2013 por suspeita de superfaturamento, evasão de divisas e pagamento de propina. “Nós alertamos o governo e a própria estatal do que o Tribunal estava realizando. Assim como detectamos o problema com a Petrobrás muitos anos antes, assim estamos fazendo com relação à previdência” ressaltou.

Nardes explicou o motivo de sua preocupação ao afirmar que o país precisa crescer em torno de quatro a cinco por cento. “Nós estamos chegando no limite. Daqui há 15 anos a população idosa será maior e se não conseguirmos esse crescimento, em 5 anos não conseguiremos mais pagar o salário de todo mundo. Eu já alertei a presidente da República. Quando tivermos que cortar o salário de mais de 15 milhões, isso vai causar efeito na economia brasileira” afirmou.

O ministro também mostrou a sua preocupação com relação à segurança, meio ambiente, educação e saúde, apresentando dados preocupantes. Segundo ele, o Tribunal em auditoria na saúde por todo o país, constatou que 81% dos hospitais federais não possuem enfermeiros ou médicos suficientes para atender a população. Também detectou que 77% deles não possuem aparelhos para atender a demanda. “O fato de trazermos 10 mil médicos de fora do país já demonstra que faltou planejamento” enfatizou.

Augusto Nardes também falou sobre a criação do indicador de governança e ressaltou a importância da qualificação das empresas, ao se dirigir ao presidente da Fecomércio. “Achei oportuno o alerta do ministro com relação também a qualificação das empresas e sobre a questão da geração de empregos. É importante para nós termos conhecimento de como o tribunal está vendo a situação do país como um todo” destacou Raniery Araujo Coelho.

O ministro finalizou o discurso ao destacar a questão do trabalho em conjunto do TCU com os Tribunais de Contas dos Estados, municípios, estados e também do alinhamento com os ministérios públicos e a Polícia Federal. Para ele, o país precisa realizar 3 pactos: o da governança, o político e o pacto federativo, para se rediscutir o papel dos estados e municípios dentro do contexto da nação. “A nação é de todos nós. Temos que pensar no interesse coletivo porque quando a gente perde a fé e a crença, a vida perde o próprio sentido” finalizou Nardes.

Também participaram do evento, o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, José Euler Potyguara Pereira de Melo, o procurador chefe do Ministério Público Federal de Rondônia João Gustavo de Almeida, o secretário de Controle Externo do TCU no estado de Rondônia Eduardo Choi e o secretário de Engenharia do TCU, Sinomar Totoli.

Fonte: Renata Vannier

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)