Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 18/12/14


O crédito imobiliário

Os levantamentos a Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança são bem reveladores a respeito do setor no País. Depois de um crescimento de 32 por cento de recursos destinados ao mercado em 2013 as estimativas caíram para em torno de 5 por cento de recursos projetados neste ano de 2014. Uma queda brutal.

Com tudo isto, não se espera, que em 2015, quando o governo federal vai precisar ajustar suas contas que o volume de recursos para a construção de novas moradias tenha projeções maiores do que deste ano.

Em alguns estados, o comércio de imóveis não foi tão afetado, tem demanda e preço. Mas no caso de Rondônia, especialmente em Porto Velho, alvo de uma bolha imobiliária, depois de três anos com os preços em alta, a restrição ao crédito pode virar um pé no saco.  Como se sabe, corte de recursos neste segmento gera desemprego na construção civil.

Não bastasse, as instituições bancárias estão cada vez mais rigorosas – ao contrário de 2010, 2011 e 2012 – com relação a novos contratos de financiamentos. Por conseguinte se pergunta: O que o futuro nos reserva?

Extraordinárias

A Assembléia Legislativa abriu ontem e encerra hoje uma série de sessões extraordinárias convocadas pelo Poder Executivo para votar pauta de uma dúzia de projetos. O presidente Hermínio Coelho advertiu para o funcionalismo ficar de olho nas matérias, insuflando os sindicalistas presentes contra o governo estadual. O petista Claudio Carvalho, injuriado com o governo, definiu a pauta como “pacote de maldades”.

Minas Nova

Conversei ontem com lideranças de Minas Nova, onde estão instaladas mais de 1,5 mil famílias –  localidade que fica na reserva nacional, próxima a Buritis – preocupadas com iminente ação de despejo nas próximas horas. Os colonos temem que a região em litígios se transforme numa nova Corumbiara, em alusão ao massacre ocorrido no Cone Sul do estado na década de 90. Urge uma solução

Casa Civil

O governador Confúcio Moura começou ontem a formação de uma comissão de transição para seu  novo governo e anunciará hoje os nomes de novos secretários para a tarefa. Ontem, assumiu como subchefe da Casa Civil o ex-prefeito de Mirante da Serra e ex-presidente da Associação Rondoniense de Municípios Vitorino Cherque (PMDB). É bem articulado.

Posse em janeiro

Passada a cerimônia de diplomação dos eleitos em Rondônia, todas as atenções estão voltadas agora para a posse do governador Confúcio Moura (PMDB) e seu vice Daniel Pereira (PSB) dia 1º de janeiro. No ato, programado para as dependências do Palácio das Artes, também deve ser empossado o novo corpo de secretários deixando alguns cargos para fevereiro depois da posse dos deputados estaduais.

Acomodações

O novo governo deverá contar com pelo menos três deputados estaduais no primeiro escalão. O combinado é que tomem posse na ALE e logo em seguida solicitem licença do parlamento estadual para assumirem seus respectivos cargos na gestão estadual. Os entendimentos visam acomodações partidárias e ascensão de pelo menos 3 suplentes da base aliada governista.

Via Direta

*** Com o Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e Câmaras de Vereadores em recesso o noticiário político começa a escassear neste final de ano *** Mas operações policiais podem para reforçar a mídia deste setor tão desmoralizado *** Aumentou em 2014 o numero de imóveis devolvidos as incorporadoras, principalmente apartamentos e terrenos *** O cenário de incertezas para 2015.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)