Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nível dos rios está normal, diz Sipam


Gente de Opinião

Ana Strava e Marcelo Gama, do Sipam, dizem que não há indício de enchente no momento

A possibilidade de ocorrer uma enchente recorde nos rios da bacia do Madeira foi tema do encontro que representantes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres ( CENAD) e a Defesa Civil de Rondônia e Acre, entre outros órgãos, tiveram ontem (16) no auditório do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em Porto Velho. A resposta para o questionamento ainda não é definitiva. “Os rios da região apresentam níveis acima da média, mas dentro dos padrões de normalidade”, explicou a coordenadora regional do Sipam, Ana Cristina Strava.

Como as chuvas na região ocorrem dentro do padrão, a previsão é de que a cota do rio Madeira para o mês de março de 2015 chegue a 16,20 metros. Segundo Ana Strava, isto indica enchente, mas em proporções menores que a deste ano, quando ultrapassou os 19 metros. “Neste momento, o que temos é cota normal para o período, coerente também com o rio Beni, que é um dos formadores do rio Madeira. Mas ainda é cedo para afirmar se um alerta vai se configurar”, advertiu.


Respostas

A avaliação do coordenador-geral de Monitoramento e Operação, Marcus Suassuna Santos, sobre a reunião é de que serviu para que os organismos que compõem a Defesa Civil mostrassem como se encontram e demostrassem como buscam responder às demandas com ações unificadas.

A reunião foi denominada como “Encontro Técnico ‘Pré-Cheia 2015′” e recebeu, além da Defesa Civil e Sipam, representações de órgãos como Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marinha do Brasil, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE).

Gente de Opinião

Os participantes apresentaram relatos sobre como atuaram com a Defesa Civil na enchente histórica, que afetou diretamente mais de 30 mil pessoas, a economia e parte dos serviços públicos em Rondônia. O impacto também foi grande no estado do Acre, principalmente porque a BR-364, única via terrestre utilizada para o abastecimento de alimentos e combustíveis ficou intransitável em alguns trechos.

O meteorologista Marcelo Gama, também do Sipam, explicou que a enchente deste ano ocorreu por circunstâncias extraordinárias. “Não há fatores que indiquem que teremos o mesmo em 2015. A situação atual é de normalidade”, acentuou.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Silvio Luiz Rodrigues, da Defesa Civil Estadual, destacou que os estados de Rondônia e Acre também apontaram necessidades que esperam ser supridas pelo governo federal.

Atualmente, a Defesa Civil Estadual atua no suporte aos órgãos que atendem as famílias afetadas pela enchente e na obtenção de madeira para a construção de moradias para os ribeirinhos, uma vez que a burocracia atrasa a liberação dos imóveis garantidos pelo Estado.

Para a coordenadora regional do Sipam, Ana Strava, o evento serviu para discutir medidas para uma eventual enchente. “O Sipam atua com seu aparato para municiar os órgãos de Defesa Civil com informações. Mas é apenas um entre outros que contribuem no campo da prevenção e assistência em ocasiões de desastres naturais.”

Sobre os dados atuais coletados pelo Sipam, Ana Strava garantiu que não indicam sinal de alerta. Mas advertiu: “ainda é cedo para afirmar se um alerta vai se configurar”.



Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)