Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Adalto Magalha se apresenta no Mercado Cultural



Adalto Magalha considerado um dos mais criativos compositores brasileiros, se apresenta na noite desta sexta feira 28, no Projeto “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba”, no Mercado Cultural em Porto Velho.

Gente de Opinião

Adalto Magalha nasceu Adalto Magalhães Gavião no di 9 de janeiro de 1945 no Rio de Janeiro e desde muito cedo, se embrenhou pelo mundo do samba carioca freqüentando as rodas de bambas, até que em 1986, ao lado de outros sambistas, participou da gravação do LP “Explosão do Pagode” lançado pela gravadora Fama. Daí pra frente não mais parou de produzir sambas, tendo como parceiros Almir Guineto, Acyr Marques, Adilson Victor, Beto Sem Braço e tantos outros.

É quase impossível alguém que gosta de samba nuca ter ouvido falar de Magalha que é um dos principais, talvez o principal parceiro de Almir Guineto que gravou “Rendição”, sua primeira composição.

Cantores como Zeca Pagodinho, Jovelina Perola Negra, Almir Guineto, Exalta Samba, Fundo de Quintal, Neguinho da Beija-Flor, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Marcelo D2 e Grupo 100% que gravou o mega sucesso “Hoje eu vou pagodear”, gravaram músicas de Adalto Magalha.

Na noite desta sexta feira durante sua apresentação na Fina Flor do Samba coordenada pelo Ernesto Melo, Adalto Magalha estará lançando seu mais novo CD “Não Vivo Sem o Samba” que conta com participações especiais de Almir Guineto, Arlindo Cruz e Dudu Nobre.

O show musical de Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba, conta com o apoio da Funcultural de Porto Velho que aproveita a oportunidade para festejar o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), prestando homenagem aos baluartes do samba em Rondônia Silvio M Santos e Bainha. Os dois compositores de Porto Velho estarão se apresentando na noite de hoje e receberão do Presidente da Funcultural Marcos Nobre Júnior o título de “Cidadão do Samba de Porto Velho”


Lenha na Fogueira

A Coordenação do Conselho Estadual de Política Cultural, convida a todos os conselheiros para reunião ordinária, que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, a abertura está marcada para às 15h00, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia na Sala Versátil.

********

A programação conta com os seguintes expedientes:

********

Dia 28 de novembro. 15 h – Abertura - Verificação e Votação da Ata da sessão anterior. Leitura de Expediente. Definição do Calendário de Reuniões Ordinárias do Conselho para 2015. Relatos dos colegiados.

*********

Dia 29 de novembro Horário: 8h às 18h - Pautas:

**********

Indicação ao Chefe do Executivo do Estado, de uma lista tríplice, para chefia do órgão gestor de Cultura do estado, conforme regimento interno do CEPC;

*********

Deliberação sobre alteração do artigo 17 da Lei 2746, de 18 de maio de 2012. Regulamentação das Leis do Sistema Estadual de Cultura ( 2745, 2746 e 2747).

*********

A superintendente da Secel, Eluane Martins, chama a todos os conselheiros para que se fortaleça a luta pela cultura em Rondônia. (Fonte Leandro Morais - Decom - Governo de Rondônia)

**********

O destaque é a pauta de sábado dia 29, que diz que serão escolhidos nomes para compor a LISTA TRIPLICE da qual sairá o futuro(a), Superintendente da SECEL. Deus queira que isso aconteça.

********

Se isso acontecer, esclareço, se o governador nomear para dirigir a Secel, uma pessoa indicada pelos Conselheiros de Cultura através da tal Lista Tríplice, a Eluane não precisa fazer mais nada, pois entrará para a história como a dirigente cultural que aplicou os princípios democráticos ao pé da letra na Secel.

*********

Há muito tempo os produtores culturais sonham com essa oportunidade. Agora o que se deve fazer é não faltar a reunião do Conselho que começa hoje e só termina amanhã.

********

Tenho quase certeza que a Superintendente da Secel ta podendo de verdade, exonerou o Joaquim Pedro e o Zé Monteiro e nomeou o Gaspar para a Coordenação dos Pontos de Cultura.

********

Quer dizer, se no momento que o governador ta pedindo que os comissionados entreguem seus cargos até o dia 2 de dezembro, ela ta nomeando, é porque conta com o apoio irrestrito do governador.

********

Por outro lado, como ela convoca os Conselheiros para indicarem os nomes entre os quais o governador vai escolher um, para ser o MANDA CHUVA da cultura em Rondônia, é porque está com tudo e não está prosa.

********

To botando fé na Eluane. Nessas alturas já tem ‘neguim’ fazendo campanha para que seu nome seja incluído na tal Lista Tríplice.

*******

Apenas devo crer que a reunião não será restrita aos Conselheiros, pois se assim for, nomes de pessoas que tem capacidade para assumir a pasta da cultura e do esporte, podem ficar de fora.

********

Sabe por que? “Quem não é visto não é lembrado”, assim diz o ditado que é super correto.

********

Até porque a reunião é do Conselho de Política Estadual de  Cultural e a Secel também coordena o Esporte e o Lazer.

*******

Aliás, hoje e amanhã a Secel também realiza encontro com o pessoal do esporte.

********

O Governo de Rondônia por meio da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer (SECEL), realizará o 2º Encontro Estadual de Gestores do Esporte nos dias 27 e 28 de novembro no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

********

Tudo no mesmo dia e horário. Será que o pessoal do esporte também vai apresentar Lista Tríplice?

*********

Bom mesmo vai ser A Fina Flor do Samba com o show do Adalto Magalha no Mercado Cultural hoje a partir das 20h00.
 


Mostra de Dança do Sesc conta a história do Samba

“Raízes de um povo chamado Brasil” será o tema da oitava edição da Mostra de Dança que começou ontem 27 e termina hoje 28 no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho, com a participação do Núcleo de Danças Populares (Artes Cênicas do Sesc de Rondônia). A programação do primeiro dia começa às 20h30 com o espetáculo que durará cerca de 45 minutos e que trará em sua composição interpretações, danças e vídeos que falam um pouco da história do samba no Brasil.

O espetáculo começará com a apresentação da dança africana, revelando a batucada, conhecida como qualquer tipo de música percussiva ou dança praticada pela comunidade negra, passando em seguida pelo jong

o, conhecido como o avô do samba, pela umbigada e pelo lundu, dança extremamente sensual, que faz um parâmetro ao comportamento das mulheres negras lavadeiras. “Essa dança trouxe uma base rítmica, uma certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, pelos rebolados e movimentos corporais mais expressivos” explicou a professora de dança do Sesc, Nara Teixeira.

Dentro dessa programação, a coordenação do evento apresentará um pequeno filme mostrando o Rio de Janeiro no início do século XIX e as influências sobre o gênero na formação de outros tipos de samba. No primeiro dia de evento, os bailarinos apresentaram uma dança com o primeiro samba gravado no Brasil, o “Pelo Telefone” do compositor Donga. Daí por diante, o público assistiu à apresentação de chorinho, com o samba dos boêmios (os malandros) e uma encenação com a música “Vida de Artista” de Itamar Assumpção, além de um vídeo em homenagem à Carmem Miranda, reconhecida como a artista que fez o samba ir para outros países. A programação foi encerrada com um espetáculo com a música “É” de Gonzaguinha, que fala um pouco sobre a vida dos brasileiros.

Na noite desta sexta feira 28, acontecerão cerca de 12 apresentações com dança de salão, dança do ventre e Jazz. A programação terá início às 20 horas. Os ensaios acontecem desde agosto e quase 100 alunos participarão do evento, que contará com a participação especial da Cia de Dança Nara Teixeira. A entrada é gratuita.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)