Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Adolescentes do sistema socioeducativo atendidos pelo CDCA/RO conquistam concurso de fotografia


Adolescentes do sistema socioeducativo atendidos pelo CDCA/RO conquistam concurso de fotografia  - Gente de Opinião

Adolescentes atendidos pelo Projeto Presente, desenvolvido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos – CDCA/RO, receberam nesta quarta-feira (26), a premiação do Concurso de Fotografia “Meu Olhar Adolescente”, promovido no II Congresso Estadual do Judiciário, em Porto Velho.

De acordo com a assistente social do projeto, Daiane  Junqueira, os três primeiros colocados no concurso são adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Os três primeiros colocados foram premiados com máquina digital, curso de fotografia e brindes personalizados com as fotos do concurso. 

 A foto ganhadora em segundo lugar retrata o pôr do sol no rio Madeira, para o adolescente de 14 anos, autor da fotografia, a paisagem representa o novo horizonte que pretende seguir.

Adolescentes do sistema socioeducativo atendidos pelo CDCA/RO conquistam concurso de fotografia  - Gente de OpiniãoEm terceira colocação, ganhou a foto de esgoto a céu aberto, que segundo a adolescente que registrou, é uma denuncia da falta de saneamento de básico em Porto Velho. “Quando chove, o canal transborda e alaga toda a rua onde moro. A água que vem dele já chegou a alagar minha casa”, destaca a adolescente de 18 anos.

Independente da colocação no concurso, os adolescentes afirmam terem gostado da experiência. 

Segundo a assistente social do projeto, Daiane  falta oportunidades como esta, para que a juventude possa por em pratica seus talentos, programas culturais e incentivo para que estes adolescentes  tenham voz e entendam como garantir seus direitos.

As fotos participantes ficaram em exposição durante o II Congresso Estadual do Judiciário, em Porto Velho, entre os dias 17 a 21 anos. Na oportunidade os adolescentes também participaram de oficinas, juntamente com profissionais que atuam com sistema socioeducativo.

Oficina de imagens
preparou adolescentes

Para se preparar para o concurso, os adolescentes participaram de oficina de imagens, desenvolvida pelo CDCA que abordaram técnicas de enquadramento, compensação de luz, divertes ângulos e outras.

Participaram das oficinas, os adolescentes ganhadores do segundo e terceiro lugar do concurso. As oficinas fizeram parte da programação dos encontros periódicos realizados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Creas/MSema.

 Fonte: Rosiane Vargas

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)