Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sérgio Mello

MARA VALVERDE É A CONVIDADA DO PAPO NEWS DESTA SEMANA


A turismóloga e ativista social Mara Valverde é a entrevistada do jornalista Sérgio Mello no Papo News desta semana. Servidora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia desde 1986, hoje contribuindo na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, a rondoniense de Porto Velho ocupa hoje o cargo de diretora social do SINDLER – Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Estado de Rondônia.
 

Gente de Opinião


Mara Valverde iniciou sua militância a partir dos seus 13 anos na Igreja Movimento Estudantil no grupo de jovens JESUC-Jovens encontrando seu único caminho. Jovens do Colégio Auxiliadora e Colégio Dom Bosco.

Na década de 80, militante do movimento negro e de mulheres pelo fim da violência Contra Mulher. 1982 foi fundadora do Foro Popular de Mulheres, onde as mulheres saiam nas ruas batendo panelas, com faixas e cartazes reivindicando políticas públicas para mulheres. Exemplos: Conselho Direito da Mulher; Criação do Conselho; Delegacia 24 horas para mulher; trabalho e renda para mulheres. Em 2005 atuou decisivamente para a criação da Coordenadoria das mulheres. Lutas, reivindicações, conquistas e vitória das mulheres de Porto Velho.

A defesa dos interesses da mulher seja para coibir a violência doméstica, para garantir condições de trabalho equilibradas com aquelas oferecidas aos homens ou para que creches decentes, cuidados estéticos honestos e aprimoramento pessoal permanente sejam verdadeiras conquistas e não quimeras distantes – é uma bandeira que fez de Mara Regina Valverde, uma das mulheres mais conhecidas em todo o Estado, e uma das mais respeitadas quando este é o assunto em pauta. Turismóloga, 2013 meta fazer Mestrado em Direito da Mulher, Mara Regina assumiu em 2006 a Coordenadoria de Mulheres da Prefeitura de Porto Velho. Foi Coordenadora do Fórum de Organismos Governamentais da Região Norte das Secretarias e Coordenadorias – SPM. “Trabalhamos com os eixos de saúde, educação, empoderamento, geração de renda, mulheres nos espaços do poder, enfrentamento a violência, desenvolvemos cursos, oficinas e palestras através de projetos e emendas para estruturar a coordenadoria”, explica Mara Regina. Em março de 2007, organizou a II Conferência Municipal de Mulheres, a primeira realizada no Brasil, com 600 pessoas na abertura e 300 delegadas, A Abertura da Campanha dos 16 dias de Ativismo contou com a presença de Maria da Penha, a Cearense cuja história de traumas e superação inspirou a lei de defesa da mulher que hoje leva seu nome. Em 2008, Mara Regina coordenou junto com sua equipe, cursos de capacitação para as mulheres em parceria com as Secretarias Municipais. A Prefeitura inaugurou o Centro de Referência “Sonho de Liberdade”, com a presença da Ministra Nilcéia Freire, 1ª Dama, Senadora Fátima Cleide, Dep. Federal Eduardo Valverde e Diretora do Centro Sheyla Tristão, autoridades e a Sociedade Civil.

Não perca. O Papo News vai ao ar nesta sexta-feira, às 11:00 horas na Record News de Porto Velho, canal 58, com reapresentação no sábado, às11:00 horas , na TV Candelária, canal 11, com transmissão via satélite para todo o estado (Porto Velho, Candeias e distrito de Extrema; Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Nova Brasilândia, Alvorada D’Oeste, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, Buritis, Campo Novo, Presidente Médici, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, e no distrito de Extrema). Apoio cultural da Santo Antônio Energia.

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS:   FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

QUEIMAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EM GARIMPOS ILEGAIS: FICOU SÓ NA PROMESSA QUE ESSA EXCRESCÊNCIA ACABARIA?

“Quando eu for eleito Presidente, vai acabar esse negócio da polícia invadir os locais onde tem gente trabalhando e queimar máquinas, destruir equipam

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

SAUDADES DE SÉRGIO MELLO

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Sérgio mello simplicidade Fonte: Fernando luiz m

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)