Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Peça ‘Findo’ do Raízes do Porto tem cena de beijo gay


Peça ‘Findo’ do Raízes do Porto tem cena de beijo gay - Gente de Opinião

Após 11 meses de preparação, o Grupo Raízes do Porto estreiou na noite de ontem 23 espetáculo “Findo” que volta a ser apresentado nesta sexta feira 24 e sábado dia 25 às 21h, no Teatro Um do Sesc Esplanada.

Este ano o grupo completa 22 anos de atuação em Rondônia e possui no currículo espetáculos como “Os Saltimbancos”, “Avoar”, “Minhoca na Cabeça”, “Eu, Vocês e Eles” e “Frei Molambo”.

Com “Findo”, o público tem a oportunidade de conhecer mais um trabalho do Raízes do Porto, agora, escrito pelo ator e diretor Alexandre Lemos, que pela primeira vez assina um texto de teatro e mostra sua versatilidade como artista, já que também é ator e o diretor da montagem, em parceria com Suely Rodrigues.

A montagem apresenta uma dramaturgia contemporânea e traz questões do existencialismo humano, por meio de histórias verídicas e segredos guardados no subtexto. O espetáculo busca o amor e o respeito nos relacionamentos humanos, questionando se de fato se perderam em meio à modernidade tecnológica. A dramaturgia foi livremente construída e inspirada nos blogs "Palavras Tortas", de Adriano Saraiva, “BHY”, de Jack Morais e "Olhar Revestrés", do próprio diretor Alexandre Lemos. 

O texto apresenta, em sua singela relação, o turvo desejo de falar de fins, fim do amor, fim da amizade, do “findo” que termina, observando o amor que termina do mesmo jeito que começou: do nada.

Sinopse

O ator, diretor e pesquisador teatral Lindomar (Alexandre Lemos) reúne três amigos Dori (Fernanda Fernandes), Darci (Lânderson Laífe) e Hugo (Dario Bandeira), para escrever e montar um espetáculo teatral, falando sobre suas vidas, dando destaque às suas relações pessoais frustradas, sempre salientando e induzindo os companheiros a expor seus mais íntimos pensamentos, onde feridas, ainda abertas, são expostas para compor o dramalhão cênico de suas próprias vidas. 

A temporada de “Findo” é uma realização do Grupo Raízes do Porto e Folk Produções e conta com o apoio do Sesc Rondônia e Cia Anômade de Teatro. As apresentações estão acontecendo no Teatro Um do Sesc Esplanada, com entrada franca as 21h00. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos. 


Lenha na Fogueira

No final da campanha, os dois candidatos ao governo do estado, resolveram convocar o pessoal da cultura para saber de suas necessidades.

********

O primeiro foi o candidato do PSDB que segundo alguns produtores culturais que estiveram no encontro, apesar de ter tudo para deixar os envolvidos com os segmentos culturais, saírem satisfeitos da reunião, não soube ou não tinha o que apresentar o que deixou muitos frustrados.

*********

Tenho assistido aos programas do horário político e aos debates, o que ouço é o candidato dizer que se eleito, vai realizar o Flor do Maracujá, o Carnaval e a Expovel. E aí, cultura é só isso?

********

O Flor do Maracujá deste ano aconteceu e foi o melhor dos últimos anos. A festa foi Coordenada (realizada) pela Federação de Grupos Folclóricos – Federon, com o apoio do Governo do Estado de Rondônia através da Secel. Além da parceria com a prefeitura através da Funcultural.

********

Então é bom que se diga que o Flor do Maracujá jamais deixou de ser realizado no atual governo. O que aconteceu foi que o governo não firmou convênio para repassar recursos para os grupos em 2013 porque o Tribunal de Contas do Estado impediu e em 2014 por ser ano eleitoral. Mas os grupos se apresentaram mesmo assim.

********

Aliás, esse negócio do governo não repassar recurso vem desde o governo do seu João Cahula em 2010, nesse foi pior ainda, pois a Federação conseguiu aprovar o Projeto no MinC para captação de recursos via Lei Rouanet e nossas empresas não colaboraram com nada. As Zuzinas deram uma mixaria e não quiserem nem recibo da Rouanet talvez com vergonha do valor doado.

********

Como a Federon não conseguiu sequer captar 20% do valor aprovado, não pode mexer no dinheiro que foi depositado na conta específica, que é controlada pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura. O que o governo estadual deixou de repassar ao grupos é um valor referente ao convênio de 2012 que foi embargado pelo TCE em virtude de uma prestação de contas do convênio que saiu em nome da Federon, mas, o dinheiro foi para pagar a cobertura ao vivo do Arraial através de um canal de televisão.

********

Rondônia, para quem é mal informado, é um dos cinco estados brasileiros que tem o Sistema de Cultura- SEC Implantado, inclusive, com o Conselho de Cultura com seus Conselheiros eleitos nomeados e empossados e reunindo. O que falta é colocar em funcionamento o Fundo de Cultura que segundo a superintendente Eluane Martins da Secel, não pode funcionar em 2014 porque os recursos para a abertura da conta não foram incluídos no Orçamento do ano. “Em 2015 o Funcultura estará funcionando a todo vapor independente de quem ganhar a eleição, porque faz parte do Orçamento da Secel para 2015”.

********

A reunião com membros dos segmentos culturais com a Coordenação da Campanha da Coligação Rondônia no Rumo Certo aconteceu na noite de quarta feira 22, e reuniu gente de todos os segmentos culturais. A roupa suja foi lavada e todos saíram satisfeitos após as explanações dos representantes do governo estadual. Ex a diferença entre uma reunião e outra.

*******

É por isso amigos, que não podemos dizer que o atual governo ou o governador Confúcio Moura não fez nada pela cultura. Fez e fez muito. Pecou em alguns setores, mas, no geral, tem dado conta do recado. Basta ver o Teatro Palácio das Artes Rondônia e o teatro Guaporé recém inaugurados.

********

Por isso é bem melhor seguir o adágio popular: Não troque o certo pelo duvidoso!
 


Microfonia completa um ano e estréia na RedeTV-RO

A idéia de levar ao publico jovem de todas as idades um conteúdo informativo e ao mesmo tempo cultural. Foi assim que nasceu o Programa Microfonia na Internet, através do portal de noticias Rondoniaovivo.com e redes sociais. Essa iniciativa de dois jovens publicitários acabou caindo no gosto do público e hoje já se projeta para estrear na TV em rede estadual.Peça ‘Findo’ do Raízes do Porto tem cena de beijo gay - Gente de Opinião

O produtor e diretor Géri Anderson conta que o Microfonia se tornou popular simplesmente porque preencheu uma lacuna que faltava aqui na Capital, que é uma revista eletrônica que valorize o que o rondoniense tem de melhor, que no caso são os artistas e as pessoas nativas da região. “Nós garimpamos as pessoas que possuem algum tipo de talento e não tem o reconhecimento ou a atenção da mídia. São os chamados artistas anônimos. É claro que também buscamos sempre destacar os nossos artistas plásticos, cantores, artesãos, enfim, os tradicionais, aquelas pessoas que estão aí, batalhando para realizar seu sonho, vivendo de seu dom artístico seja cantando na noite, ou expondo seu trabalho em galerias ou até mesmo na rua”.

A apresentadora Janaína Brito destaca que o Microfonia está em todos os lugares, mostrando nossas vocações turísticas, gastronômicas, divulgando eventos, cobrindo pautas que falam sobre educação, cultura, esportes radicais, meio ambiente, mundo universitário, profissões, mercado de trabalho, projetos sociais, e tudo que posiciona o jovem como protagonista. “Nós acreditamos que o programa faz um papel importante na sociedade, que é valorizar tudo que a gente tem de melhor”, explica Janaína.

Com todo esse recheio, e uma produção e finalização com qualidade, o Microfonia conquistou um público fiel em grandes redes sociais como o Youtube e o facebook, e isso chamou a atenção de emissoras de TV local. Os produtores contam que foi feita uma análise do horário mais adequado ao publico alvo e um canal que tivesse grande abrangência. Foi aí que nasceu a parceria com a REDETV-RO. Agora o Microfonia vai ao ar todos os sábados, às 17 horas, no canal 17, com reprise às 23 horas do mesmo dia. Ou seja, quem perder a “primeira sessão” tem a oportunidade de assistir mais tarde, numa “segunda sessão”. “Vale lembrar aos empresários que estamos em busca de parceiros para essa nova caminhada, o Microfonia é uma vitrine onde muita gente com alto poder de consumo faz parte da audiência, sendo uma ótima oportunidade para mostrar a sua marca e agregar valor a sua empresa apoiando uma iniciativa cultural. Faça contato no 9352 0157 e 9971 0695”, reforça a Apresentadora.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)