Terça-feira, 21 de outubro de 2014 - 16h04
Os primeiros dois quilômetros do anel viário já receberão a imprimação asfáltica nos próximos dias, segundo a programação da empresa responsável pela obra, a Rondônia Transportes e Serviços. A via tem 13,5 KM e está sendo asfaltada pelo governo estadual com recursos próprios de R$ 30 milhões, após espera de quase 20 anos pela população.
De acordo com informações na empresa, o asfaltamento seguirá a partir do trevo da rodovia RO-135 para a saída Sul, destino a Presidente Médici, porque os serviços de terraplanagem, subbase, base e galerias já estão prontos. Enquanto isso os serviços vão avançando para o lado Norte do anel viário, saída para Ouro Preto do Oeste, asseguram os responsáveis na empresa, que esperam concluir toda a obra ainda neste ano.
Pelo projeto de asfaltamento o anel viário receberá capa asfáltica de 12,5 centímetros de espessura em toda a extensão. As pistas terão duas faixas de 3,60 metros cada, com acostamento de 3 metros para cada lado, totalizando 13,20 metros de largura entre pista de rolamento e acostamento. O padrão das rodovias estaduais é de 3,50 metros cada pista de rolamento com acostamento de um metro para cada lado, totalizando 9 metros.
Tráfego pesado
Estudos elaborados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) revelam que o fluxo de carretas passando por Ji-Paraná aumentou em 20% nos últimos 10 anos. A pavimentação do anel viário é aguardada desde 1995 e a obra é considerada de extrema importância para Rondônia, especialmente para o ji-paranaense que convive diariamente com o fluxo de caminhões, carretas, bi-trens vindo de todas as regiões brasileiras com destino a Porto Velho.
Muito embora a rodovia seja federal, o governo estadual decidiu assumir a responsabilidade e resolver este problema que se arrastou nas gestões passadas, da mesma maneira em que solucionou de vez a restauração completa da pista do aeroporto local.
Fonte: Ascom
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