Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

'PESCOÇO A PESCOÇO'


 'PESCOÇO A PESCOÇO' - Gente de Opinião

Eleições 2014


Prossegue a empolgante disputa ao governo “pescoço a pescoço”. Debruçado em números, por regiões, tentei montar um mapa desta eleição para o eleitor se situar.  Na região 1, que compreende Itapoã, Candeias, Porto Velho, Ponta do Abunã, Nova Mamoré e Guajará Mirim, vantagem do atual governador Confúcio Moura.

Gente de Opinião

Na região 2, com municípios do Vale do Jamari, o governador Confúcio é soberano em Ariquemes, mas leva desvantagem em Machadinho, Buritis e na maioria dos municípios da região. A coisa já foi pior para Confúcio no primeiro turno por lá. Na região 3, na Bacia Leiteira, o governador vai ampliando a vantagem nos pólos regionais de Jaru e Ouro Preto, mas vai perdendo nos pequenos e médios municípios. Briga renhida. Na região 4, grande vantagem para o governador Confúcio em Ji-Paraná, mas com o tucano forte nos municípios adjacentes.

Na Zona da Mata, no médio Guaporé e Cone Sul rondoniense a vantagem é pequena, mas é favorável ao tucano Expedito Junior. Trocando tudo em miúdos, Confúcio vai ampliando a vantagem na Região 1,  mas vai perdendo no interior.  No geral estadual, a dianteira do governador ocorre por causa da capital, onde já botou uma boa margem de diferença.
 



 

Disputa acirrada

'PESCOÇO A PESCOÇO' - Gente de Opinião

No interior do estado, Expedito Junior se mantém vivo por causa da dobradinha com o presidenciável Aécio Neves, algo bem explorado no horário eleitoral. Ocorre que nosso interior é colonizado principalmente por migrantes paranaenses (onde o tucano Beto Richa é ícone), Minhas Gerais (terra de Aécio), São Paulo (Alckmin e Serra), além de Capixabas, catarinenses e gaúchos, onde o presidenciável tucano é bem avaliado.

Também pode se medir a vantagem do candidato da oposição no interior rondoniense, pelo apoio do ex-governador Ivo Cassol e família - um respaldo que é péssimo na capital – mas que ajuda a sustentar a campanha do tucano na roça.

A eleição de 2014 é marcada por reviravoltas. Quem imaginaria Confúcio Moura ganhando tão bem em Porto Velho? Quem poderia supor, que depois de tanta lama jogada um sobre o outro, Ivo Cassol e Expedito Junior terminariam juntos, no mesmo palanque?  Que outras surpresas nos reservam nos últimos dias de campanha, cada vez mais acirrada?

È previsível um efeito manada a partir das definições dos indecisos agora. Vai beneficiar a quem? No primeiro turno Confúcio foi o grande laureado.

A dobradinha com Aécio é bem explorada

e ajuda Expedito no interior


 



 

Na reta de chegada

Na reta de chegada, beneficiado por reforços mais expressivos, Confúcio Moura leva vantagem e esta situação deverá refletir favoravelmente ao projeto de reeleição do peemedebista. São 46 dos 52 prefeitos, cinco dos oito deputados federais eleitos, 14 dos 24 deputados estaduais eleitos e dois dos três senadores.

Não bastasse, o atual governador é embalado pelos formadores de opinião. Sua estratégia de pagar em dia o funcionalismo e fornecedores teve um efeito decisivo na capital. As últimas inaugurações, como do Colégio Murilo Braga e do teatro Estadual, também fizeram os portovelhenses - aversos a governadores - a mudar o voto. Os investimentos em moradia, pavimentação nos municípios e na saúde animal também ajudaram na virada.

Do lado de Expedito Junior, que esta no poder há 20 anos – e suas empresas têm sido beneficiadas sucessivamente com isto - e no final das gestões briga com os governadores plantão (Bianco, Cassol, Confúcio...) para se fazer de oposicionista, existe muita lábia e promessas inverossímeis. A coisa colou várias vezes, mas de tanto fazer a mesma historinha tudo saturou, já que não tem obras para apresentar. O tucano na verdade, chega a mais uma campanha de mãos abanando junto ao eleitorado.

 Ao final dos governos,
Expedito briga com aliados
e vira “oposicionista”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)