Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festcineamazônia – 25 filmes disputarão o Mapinguari


Depois de uma árdua maratona vivenciada durante dias, a Comissão do Júri de pré-seleção para a Mostra Competitiva de curtas-metragens da 12ª Edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Festcineamazonia selecionou 25 filmes nas categorias: documentário, ficção, animação, experimental e reportagem ambiental. Produções representativas de todas as regiões brasileiras, e ainda, do exterior. Ao todo, selecionados trabalhos dos Estados de São Paulo, Rio Festcineamazônia – 25 filmes disputarão o Mapinguari - Gente de Opiniãode Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Pará, Goiás, Bahia e Espírito Santo, e ainda, produções franceses e da Bolívia. Destaque para Rondônia que concorre com cinco (05) filmes entre documentários e reportagem ambiental. As produções selecionadas concorrem ao Troféu Mapinguari.

As produções selecionadas foram analisadas de forma criteriosa e atenta por um júri qualificado que contou com a participação do cineasta Joel Zito Araújo, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes, dentre eles: Raça, A Negação do Brasil, Filhas do Vento, Vista Minha Pele, Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film; Department of Anthropology da University of Texas em Austin; César Garcia Lima, jornalista com atuação nas áreas de Letras, Comunicação e Audiovisual (Televisão e Cinema), redator, editor, Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós doutorado em Teoria Literária na UERJ, professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Dirigiu e roteirizou o documentário Soldados da Borracha. Escritor de diversos livros de poesia; Cid César Augusto, jornalista com especialização em cinema documentário. Formação em Cinema e TV pela Fundação Getulio Vargas, sócio da Maranduva Filmes. Documentarista e Idealizador do Cinemão.

Toda Mostra Competitiva acontece no Teatro Banzeiros de 04 a 08 de novembro em Porto Velho/Rondônia.


 


Lenha na Fogueira

Festcineamazônia – 25 filmes disputarão o Mapinguari - Gente de OpiniãoAmanhã dia 12 de outubro, vamos comemorar em um só dia, quatro festas. Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil; Nossa Senhora de Nazaré padroeira do estado do Pará e de muitas cidades da Amazônia, inclusive do Território Federal do Guaporé/Rondônia, o Dia das Crianças e ainda tem a festa no Distrito de São Carlos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

********

O festejo em São Carlos começou ontem (10) e só termina amanhã com a procissão. Aliás, a única procissão que acontece por terra e por água. É muito bonita a procissão de Nossa Senhora Aparecida em São Carlos. Depois da missa tem a famosa quermesse, onde acontece leilão de galinha, porco e outros prêmios. O bingo rola a todo o momento e o jogador concorre a galinha assada, bolo e muitos outras iguarias

*********

Apesar de São Carlos ter sido o Distrito de Porto Velho mais afetado com a cheia do Rio Madeira, com certeza sua população não vai deixar passar em branco a Festa da Padroeira. Nessas alturas o Xana’s Bar já foi reconstruído em outro local e o “mela coxa” vai rolar até o sol raiar na segunda feira.

*********

Enquanto isso em Porto Velho a festa é em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré com a realização do Círio vai acontecer em vários bairros, entre eles na Capela da Santa do bairro Igarapé que volta a acontecer após alguns anos em virtude de determinação da cúpula da igreja que queria que só fosse realizado um Círio de Nazaré em Porto Velho. Viram que não dei certo e voltaram com a procissão do bairro Igarapé.

********

A festa principal vai acontecer no Santuário Nossa Senhora de Nazaré que fica a rua Pau Ferro no bairro Castanheira.

********

O Fogueteiro Durante a procissão do Círio de Nazaré há mais de 30 anos, é o sambista Bainha que este ano nos convidou para degustar após a procissão de domingo, uma saborosa Maniçoba por ele preparada.

********

Enquanto a Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida será festejada no Santuário de Aparecida que fica a rua Amador dos Reis no bairro JK-III, antiga paróquia de São Tiago. Lá também vai acontecer a procissão, quermesses e outras atrações.

*******

É o turismo religioso que deveria ser mais bem explorado pela Superintendência de Turismo do estado de Rondônia e pelo Departamento de Turismo Municipal que é agregado à Semdestur.

********

A grande festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em Rondônia, acontece no município de Rolim de Moura onde Nossa Senhora é a padroeira. A Basílica em sua homenagem é uma das mais bonitas do nosso estado.

********

Por falar em festa em homenagem as Crianças, a escola de samba Asfaltão (sempre ela) realiza a sua amanhã, na Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná esquina com a Brasília.

*******

Por falar nisso o Danilo filho do Makumbinha foi eleito e empossado presidente da escola de samba Asfaltão. A nova diretoria da Asfaltão é toda integrada pela juventude da escola. Valeu!

*******

Já que entramos no assunto escola de samba. Ontem dia 10, aconteceu na Casa da Cultura Ivan Marrocos as 17h00, reunião da Federação das Escolas de Samba de Rondônia - Fesec cuja pauta era a apresentação do pedido de afastamento de forma definitiva, do presidente Antonio Chagas Campo o Cabeleira por motivos de saúde.

*******

Para substituir o Cabeleira na presidência da Fesec, a diretoria da escola de samba Os Diplomatas indicou o sambista Hudson Mamede.

********

Nos dois anos da gestão do prefeito Mauro Nazif (2013/2014) ainda não aconteceram os desfiles das escolas de samba. Será que em 2015 vai acontecer?


Escola de Samba Asfaltão elege nova diretoria

Festcineamazônia – 25 filmes disputarão o Mapinguari - Gente de Opinião

O GRESA - Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, realizou na última terça feira dia 07 de outubro, a assembléia de reforma Estatutária e Eleição da nova Diretoria.

A renovação é um passo importante para esta reestruturação, com este pensamento, foi eleito como Presidente o jovem Danilo Cardoso, filho de Reginaldo Cardoso (Makumbinha). Nascido em 19/08/1989, Danilo Fith como é conhecido, desfila na Escola desde os 6 anos de idade, sempre na bateria. Multi instrumentista, é compositor e cantor. Em 2010 foi conduzido à Contra Mestre da Bateria da Escola a “Pura Raça”. Em 2009 já dividia o posto de Mestre de Bateria junto com experiente Admilson kinghtz, o Mestre Negão, titular da Batuta.

O Presidente eleito é também componente da ala de compositores da escola de Samba Asfaltão. Graduando em Análises Clínicas e Recursos Humanos, é percussionista nos grupos de pagode Samba VIP e Samba Mais.

Como Vice Presidente, fará a dobradinha com o Mestre Danilo, o seu parceiro Eduardo Dias, nascido em 11/12/1993, também ritmista, compositor e cantor que desfila no Asfaltão desde os 5 anos de idade.

Outros dois jovens passam a compor a Diretoria, Allan Junior, nascido em 06/05/1993 ritmista, compositor e cantor. Desfila no GRESA desde os 3 anos de idade, é Também Contra Mestre da Bateria “Pura Raça”. Hoje focado para se aperfeiçoar no cavaquinho, Juninho como é chamado pela atual Diretoria, assume a Diretoria de Patrimônio.

Dentro desta renovação está a jovem Camila Pinheiro, nascida em 10/11/1990, que desfila junto com a Família Asfaltão desde os 3 anos de idade, foi destaque em vários desfiles. Atuante nos barracões nos trabalhos manuais, ultimamente junto com outros colegas, ela tem assumido a missão de Diretora de Harmonia na avenida. Graduanda em Direito, Camila assumirá a Diretoria de Finanças da Escola.

Este quarteto, Danilo, Eduardo, Allan Junior e Camila, chegam com novas idéias, trazendo energia e disposição. Com a origem do reduto do samba, assumem papéis importantes, com a missão de junto a outros amigos, sejam da escola ou das coirmãs, fortalecerem e manterem viva a resistência do Samba em Porto Velho. Eles contarão com a experiência de componentes da atual direção que ficaram com as seguintes atribuições: Andréia: Secretária; Vanilce: Administradora; Silvia: Diretora de Comunicação; Osvaldo Pitaluga: Diretor Social; Everton: Diretor Jurídico; Makumbinha: Diretor de Carnaval; Oscar Knight: Diretor Musical; Janilson conhecido como Jacaré: Diretor de Esporte. Membros do Conselho Fiscal Efetivo: Anderson Machado, Tatá, Léia; Membros do Conselho Fiscal Suplente: Maria José, Ismael Barreto e Wilma Dias.

“...Que esta nova composição da Diretoria tenha sucesso em seu trabalho...” Assim disse Makumbinha, que está deixando a Presidência.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)