Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CONPEX debate Desenvolvimento e Inovação na Amazônia



Este é o tema da segunda edição do Congresso de Pesquisa e Extensão do IFRO, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O II CONPEX será realizado de 07 a 10 de outubro, no Câmpus Ariquemes e conta com uma programação diversificada que envolve atividades de pesquisa e extensão, contando com mesas redondas, seminários, mostras, oficinas, minicursos e palestras.

A cerimônia de abertura está marcada para as 19h e, na ocasião, o IFRO assinará acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN. O acordo vai permitir que servidores do IFRO possam se capacitar com a criação de vagas para mestrado e doutorado. Conhecido pelo uso de energia nuclear em produtos e serviços desenvolvidos através do Centro de Tecnologia das Radiações – CTR, o IPEN também pesquisa as radiações ionizantes na indústria, saúde, agricultura e meio ambiente.

Logo depois da abertura acontece a primeira mesa redonda do evento com o tema “Os Institutos Federais e o Desenvolvimento Regional”, ministrada por Arnaldo Augusto Borges e Eduardo Antonio Modena, do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP). Em seguida haverá uma apresentação cultural.

No dia 8, estão programadas mesas redondas, palestras e minicursos. No horário de 8h às 12h, acontecem duas mesas redondas com os temas “Inovação e Extensão Tecnológica nos Institutos Federais” (ginásio poliesportivo do Câmpus Ariquemes) e “Pesquisa na Pós-Graduação: relatos de experiências no Mestrado em Educação Agrícola” (mini auditório).  No primeiro dia também haverá onze minicursos, com temas variados, para os participantes inscritos previamente.

No auditório da cidade acontece, a partir das 8h, a abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), seguida da palestra “A construção do perfil docente e a importância do PIBID como uma das ferramentas utilizadas no processo”, ministrada pela Profa. Dra. Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, da UNIR. Também haverá mesa redonda ministrada pelos Coordenadores de Área do PIBID/IFRO, que apresentam o tema “O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Atualidade e Perspectivas”, de 9h às 10h.

Dentro das atividades do segundo dia vale destacar também o I Seminário do Programa Institucional de Pesquisa (PIP), que traz uma mostra dos projetos de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do ensino médio, técnico subsequente e superior do IFRO. O IV Seminário de Extensão, que compreende a IV Mostra de Extensão e a II Feira Empreendedora e Cultural. A I Mostra de Inovação vai expor produtos e processos inovadores, desenvolvidos por alunos e servidores do IFRO, em áreas como robótica, alimentos e dispositivos didáticos. O III Seminário do PIBID, que envolverá palestra, apresentação das atividades desenvolvidas nos subprojetos, oficinas e exposição de banners.

O terceiro dia do Congresso traz, na parte da manhã, de 8h às 11h30, duas mesas redondas. A primeira, de 8h às 9h30, com o tema “Internacionalização do IFRO: Perspectivas, possibilidades e ações implementadas”, ministrada pelo Núcleo de Internacionalização do IFRO (Profa. Elizangélica Fernandes da Silva) e  IFRO/Assessoria de Relações Internacionais (Profa. Laura Borges Nogueira). Em seguida, de 10h às 11h30, acontece a mesa redonda “Ética em Pesquisa: a construção do Comitê de Ética em Pesquisa e Inovação (CEPI) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) no IFRO”, ministrada por Gilmar dos Santos Nascimento (FIMCA) e Carlos Bauer (IFRO/Câmpus Calama).

Durante todo o dia estão programados 15 minicursos e quatro oficinas dentro de temáticas variadas voltadas para a pesquisa e extensão. À tarde, os participantes podem conferir ainda as atividades do I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRO, que traz os projetos de pesquisa de alunos do ensino superior; e a II Feira Empreendedora e Cultural, onde haverá exposição e comercialização de produtos, serviços, obras, e apresentações culturais da comunidade local e dos câmpus.  

O II CONPEX termina no dia 10, com a mesa redonda “Inovação e Extensão Tecnológica na Amazônia”, a partir das 8h, no ginásio poliesportivo. Na parte da manhã ainda acontecem sete minicursos e cinco oficinas, até o horário de 12h, quando ocorre o encerramento do Congresso.

Todas as atividades realizadas durante o II CONPEX são orientadas para o estudo reflexivo e para o desenvolvimento de práticas relacionadas a Ciência, Tecnologia, Inovação (CT&I) e Extensão Tecnológica no contexto amazônico e regional, destacando as fronteiras socioeconômicas e políticas que, historicamente, têm posto à margem a manutenção da biodiversidade regional e a sustentabilidade.

Fonte: Mara Felippe

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)