Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Instituto Abaitará realiza Seminário de Agroecologia


O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado na RO-010 em Pimenta Bueno, realizou nestes dias 26 e 27 de setembro o 1º Seminário de Agroecologia, com o tema Formação Profissional e Experiências Exitosas.

O seminário conta com a participação de escolas da rede pública, alunos do Instituto Federal de Educação – Campus de Cacoal e Colorado D’Oeste, além de acadêmicos da Unir, Facimed e Farol.

Contando com o apoio de parceiros como Emater, Idaron e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, o 1º Seminário do Instituto Abaitará oportunizou palestras com diversos profissionais e professores universitários.

Entre a programação foram realizadas palestras como Formação Profissional na área de Agroecologia; Panorama da Agroecologia a nível de Rondônia; Agroecologia e Experiências Exitosas; Políticas Públicas Para a Agroecologia.

Além das palestras, foram oferecidos workshops com os temas Café e Guaraná Orgânico; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, Chamada Pública em Agroecologia e Experiências Exitosas do Projeto Reca.

De acordo com a diretora pedagógica do Instituto Abaitará, Lucilene Gonçalves, “a temática e os palestrantes foram escolhidos com muito carinho e atenção para proporcionar um bom momento de debate sobre agroecologia”.

A aluna do Instituto Abaitará Patrícia Farias, de 15 anos, cursa o 1º ano do ensino médio. Além de elogiar a instituição, Patrícia se mostrou feliz com a realização do seminário. “O ensino aqui é ótimo, os professores ensinam muito bem e a gente aprende muita coisa com as aulas técnicas”.

A expectativa principal com o seminário, segundo a aluna, é adquirir ainda mais conhecimento. “Tem gente de fora trazendo novas informações, então estamos muito animados. Além disso, a gente sempre vai para fora participar de seminários e dessa vez somos nós que estamos oferecendo o nosso seminário e trazendo gente de fora para o Abaitará”.

Para o aluno Átila Bezerra de Mira, do Instituto Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, de 14 anos, o seminário do Abaitará está sendo bastante proveitoso. “O seminário está muito bom. A gente aprende muita coisa nova e também aprimora o que a gente já conhece. O Abaitará tem uma estrutura muito boa e eles estão de parabéns pela organização do seminário”.

Em sua fala, durante a abertura do 1º Seminário de Agroecologia do Instituto Abaitará, o assessor especial da Seagri, Adilson Júlio, enfatizou a evolução da instituição. “O que nos deixa feliz aqui é o resgate dessa instituição. Até poucos anos atrás o Abaitará estava abandonado e o governo o resgatou e hoje investe no Instituto que está gerando conhecimento e formando futuros profissionais em agroecologia”.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)