Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caravana de empresários chega do Peru com resultados positivos



Chegou na noite desta quarta-feira (17) a caravana de empresários rondonienses que partiu no último dia 07 de setembro com destino ao Peru em uma missão empresarial que teve o objetivo de estreitar os laços e realizar o intercâmbio comercial entre os países. Todos os mais de 15 empresários do Estado que faziam a rota pela Transoceânica se reuniram na manhã desta quinta-feira (18) na Fecomércio em Porto Velho em reunião liderada pelo presidente da Federação de Bens, Serviços e Caravana de empresários chega do Peru com resultados positivos - Gente de OpiniãoTurismo do Estado de Rondônia – Fecomércio, Raniery Araújo Coelho. Também participaram do evento, o superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento, o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, e o superintendente da Polícia Federal, Carlos Manoel Gaya.

Raniery Coelho iniciou a reunião agradecendo a presença de todos os empresários que participaram da caravana e aproveitou a oportunidade para destacar a importância desse movimento, não só para o Estado, como para o país. “Toda a equipe pode vislumbrar a potencialidade econômica industrial do Peru. O nosso objetivo é gerar economia para o nosso estado e cada empresário deve ser a partir de agora, um multiplicador. Vale lembrar que essa não foi uma caravana de turismo. Tivemos a chancela do Governo Federal para isso e a partir de agora, toda e qualquer negociação feita será acompanhada de perto. Se fizermos o nosso papel aqui no estado, com toda certeza o Brasil fará o dele” enfatizou o presidente da Fecomércio.

O secretário da Seagri parabenizou a iniciativa das instituições e destacou em seu discurso o potencial de Rondônia. “Sabemos, por exemplo, que o milho comprado pelo Peru vem pelo porto de Santos. Agora imagina toda a trajetória que é realizada, sendo que nosso estado é exportador de milho. Devemos lutar pelo desenvolvimento do nosso estado no que se refere ao comércio exterior” enfatizou Evandro Padovani.

Ao todo, a caravana percorreu cerca de 5 mil quilômetros, passando também por Puerto Maldonado, Arequipa e Ilo, cidades do Peru com maior infraestrutura econômica e social.  Zenilton Luis Kurtz, do Portal SA - Oléos Vegetais de Vilhena participou da viagem e destacou a questão de ultrapassar as dificuldades e barreiras e de lutar também pela ferrovia transcontinental. “Eu não sabia o que era o Peru. Eles aproveitam todas as áreas possíveis para o cultivo. Se o brasileiro pudesse conhecer o país com certeza o Brasil ia melhorar” destacou.

Outra empresa que participou da caravana foi o Grupo Rovema, que atua no segmento de comercialização de veículos automotores.  “Nós fomos recebidos com uma banda de música e achei isso impressionante. Eles tinham a bandeira do Brasil nas mãos. Isso só mostrou a vontade e necessidade deles em efetivar sim essa parceria. Eles também querem estar aqui no nosso país. O governo precisa agora desenvolver estratégias para uma maior proximidade. Precisamos de ajuda para que consigamos chegar lá” enfatizou Marcos Vitorino.

A “Missão Empresarial Brasileira ao Peru” já aconteceu em anos anteriores. Nesta edição, a equipe que seguiu viagem pela Interoceânica conseguiu constatar que a maiores dificuldades encontradas ainda são por parte do governo brasileiro. Segundo Rubens Nascimento, superintendente da Fecomércio em Rondônia, todos os desdobramentos da viagem já foram mapeados. “O Peru não integra o Mercosul. Desta forma precisamos ampliar o acordo comercial do país com o Brasil. A maior dificuldade infelizmente ainda está aqui. O que precisa ser resolvido são questões pontuais, em termo de legislação. Precisamos melhorar a nossa aduana, nossas estradas, a questão da ponte sobre o rio Abunã entre outras coisas. Concluímos que temos sim capacidade para produzir o que eles sentem necessidade de consumir. Temos produtos de boa qualidade e condições para exportar” afirmou o superintendente.

A reunião foi finalizada com um café da manhã e a apresentação de um vídeo produzido pela Fecomércio sobre as potencialidades econômicas de Rondônia, que fora apresentado aos empresários peruanos nas rodadas de negócio. “O próximo passo agora é coordenar e ajustar toda a demanda. Vamos fazer uma agenda positiva sobre a caravana e levar ponto a ponto junto aos governos federal e estadual para que possamos juntos, procurar soluções que precisem de ações de governo. Já faremos isso na próxima semana em Brasília” finalizou Nascimento.

Fonte: Renata Vannier
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)