Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2014

MP Eleitoral obtém mandado de busca e apreensão em Ariquemes


Foi cumprido hoje pela manhã (1º de agosto) mandado de busca e apreensão na Escolinha de Futebol Olé, em Ariquemes. Chegou ao conhecimento do promotor eleitoral daquela cidade, Elias Chaquian Filho, denúncia anônima relatando que os pais, para inscreverem seus filhos na Escolinha de Futebol, tinham que informar número do título de eleitor e recebiam orientações sobre o “apoio” de dois candidatos para aquele “trabalho social gratuito”.
 

Por causa desta situação, o Ministério Público Eleitoral pediu e obteve, junto ao Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia, mandado de busca e apreensão de todas as fichas de filiação da Escolinha de Futebol Associação Atlética Olé. As fichas preenchidas ou em branco, além de outros materiais, servirão como prova de eventual crime eleitoral de compra de votos.
 

Além do campo para o número do título de eleitor, na ficha ainda havia uma observação impressa: “Assinar e preencher o espaço com o Nº do Título de Eleitor, pois é através do apoio do Sr. Geraldo da Rondônia Distribuidora e o Sr. Chico Pinheiro do Hospital Carlos Chagas que estamos conseguindo desenvolver este trabalho social gratuito”.
 

Para o MP Eleitoral, há fortes indícios de que a prática pode ser compra de votos pelo candidato a deputado estadual Geraldo da Rondônia, do Partido Social Cristão, e pelo candidato a deputado federal Chico Pinheiro, do Partido Comunista do Brasil. Duas pessoas da Escolinha de Futebol também são citadas pelo MP Eleitoral como envolvidas.
 

No caso, a captação ilícita de sufrágio e o crime eleitoral estariam presentes em razão do oferecimento de benesses a eleitores (filiação em Escolinha de Futebol para os filhos dos eleitores), mediante pedido de voto em favor dos candidatos. O MP Eleitoral expôs que para a caracterização da conduta ilícita, é desnecessário o pedido explícito de votos, bastando a evidência da intenção.
 

Como denunciar

Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos eleitorais, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-[email protected]; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia. Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.

Fonte: MP Eleitoral

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)