Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Diamante Negro se apresenta no Santiago


Gente de Opinião

A 20ª Mostra de Folclore e Cultura Popular que está acontecendo no Arraial da Associação Santiago Maior na rua Mané Garrincha bairro Socialista em Porto Velho, apresenta na noite desta quarta feira 30, o Boi Bumbá Diamante Negro.

O Arraial começou na última sexta feira 25, com os grupos Quadrilha da 3ª idade do Sesc e Carimbó Padre Enzo entre outros. O evento chega aos seus 20 anos, graças à iniciativa do Padre Enzo Mangano quando pároco da igreja de São Tiago Maior na rua Amador dos Reis, com a transformação da paróquia em Santuário de Aparecida o Arraial passou a acontecer no espaço da Associação também criado por Enzo onde está até os dias de hoje. “Nesse ínterim fui transferido para a Itália, mas, jamais deixei de prestigiar a festa. Agora consegui voltar a Rondônia só que para atuar na cidade de Ji Paraná, fico feliz por retornar a este estado maravilhoso”, disse Padre Enzo.

Gente de Opinião

Até o próximo domingo dia 3, vários grupos ainda vão se apresentar na festa de São Tiago, porém, o que está chamando a atenção do público, é o concurso de dança de forró que vai acontecer quinta 31 e sexta feira 1° de agosto.

Domingo passado foi apresentado o grupo de dança de toada de boi Az de Ouro um espetáculo de apresentação. Na noite de hoje além do Diamante Negro vão se apresentar também: Boi Mirim Veludinho, Quadrilha Estrela do Norte, e a Quadrilha campeã da eliminatória 2014 Matutos do Socialista.

Arraial da AFA

No Arraial da AFA que está montado no campo da rua Princesa Isabel com a Tenreiro Aranha no bairro do Areal, quem participa na noite desta quinta feira 30, do concurso de Quadrilha são os grupos: Flor da Primavera e Rosas de Ouro. No final da semana passada se apresentaram; Rosa Divina Mirim, Nova Estação, Triangulo Lascando o Cano, Arrasta Pé de Candeias e Unidos do Palheiral.

No Arraial da AFA os grupos inclusive levam alegorias e cenários para conquistar os votos dos jurados.


Lenha na Fogueira
 

Meu amigo Arthur Quintela ainda sofrendo as conseqüências da enchente do rio Madeira, manda o seguinte texto:

********

Boa tarde, meu amigo Silvio. Passei por maus bocados ultimamente e um deles você deve ter tido conhecimento.

*******

Em 15 dias foram 15 pessoas queridas, ligadas direta ou indiretamente à minha família que foram chamadas pelo Excelso Criador.
 

********

À última, Dona Nadir, mãe de nosso Heitor Almeida, infelizmente não pude prestar homenagens. Passei mal diversas vezes em funerais de pessoas muito queridas e no sábado, dia do passamento dela, estava em despedida de uma amiga de infância que também foi chamada pelo Excelso Criador.

********

Mas, retornando à leitura da coluna Zekatraca, notei sua preocupação com os atingidos pela enchente do Madeira. E é verdade que muitos foram e estão sendo impedidos de retornar às antigas moradias. 

********

Acontece, amigo, que naquela reunião (sobre a qual lhe informei) realizada no Sindsef com o Senge e Crea-RO ficou claro que a cheia do ano vindouro (2015) será igual ou superior à deste ano.

********

Fez lembrar as declarações dos funcionários da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social que afirmaram, dias antes, que seria desperdício investir em reforma do Shopping Popular - Camelódromo - pois ficariam à mercê da cheia de 2015 e o valor orçado para a recuperação situava-se na casa dos 200 mil reais, o que seria um desperdício.

********

Agora, bateram de vez o martelo afirmando que não há retorno para aquele local. Irão alugar um prédio na Sete de Setembro para colocar os comerciantes por lá.


*********

Isso deixa patente que as autoridades estão sabendo da cheia vindoura. Que será no mínimo igual à deste ano. E estão preparados para "não gastar dinheiro à toa. 

*********

De minha parte, ainda não pude retornar à antiga morada. O estrago foi grande. E colocar ponto comercial na área de alagação é começar do zero, novamente. Aquilo ali (em frente ao TRE) está deserto, parecendo cidade fantasma, ainda com sujeira deixada pela grande cheia.

********

Mas continuo fazendo a reforma do imóvel, com a ajuda e colaboração de amigos e familiares. 

*********

Para o ano que vem... seja lá o que Deus quiser. Pra mim... sobrou tristeza, história perdida, que ninguém irá trazer de volta.
 

*********

O que dizer de São Carlos, então? Se há algum bairro que não foi soterrado esse ano, certamente não sobrará nada em 2015. Um forte, fraterno e sincero abraço do amigo.

********

É meu amigo, depois dessa só mesmo indo curtir a apresentação do Boi Bumbá Diamante Negro do meu amigo Aluizio Guedes no Arraial do Padre Enzo lá no bairro Socialista.

*******

Depois da decisão tomada pela direção da Federon em assumir a coordenação do Arraial Flor do Maracujá o sorriso dos integrantes dos grupos folclóricos ta passando da “largura” da cara. É muita felicidade.

*******

Não vou estranhar se durante suas apresentações, os grupos folclóricos passarem a exaltar o Procurador Héverton Aguiar do MP.

*******

Tem até Amo de Boi escrevendo verso pra cantar nas apresentações no Flor do Maracujá. Aliás a turma não está pra brincadeira, na tarde de ontem, foram visitar o local aonde o Arraial deve ser montado e levaram o produtor Denis Carvalho que vai colaborar com a equipe da Federon para dirigir a festa.

Assista reportagem da TV Candelária sobre o início do Arraial Flor do Maracujá

********

O Flor do Maracujá 2014 vai acontecer com a apresentação de todos os grupos folclóricos filiados à Federon. Vai ser a festa!
 


MP discute alternativas para realização do Flor do Maracujá

O Ministério Público do Estado de Rondônia realizou reunião com integrantes da Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia (Federon), nesta segunda-feira (28), em que reiterou ser favorável à realização do Arraial Flor do Maracujá. A ocasião oportunizou a discussão de alternativas para a realização do evento, que é parte importante da expressão cultural da Capital.Diamante Negro se apresenta no Santiago - Gente de Opinião

O encontro foi um desdobramento das tratativas que o MP vem mantendo com representantes da entidade, após emitir notificação recomendatória em que orienta o Estado de Rondônia a se abster de destinar verbas públicas, ainda que oriundas de emenda parlamentar, para patrocinar as despesas com realização de festas carnavalescas, eventos culturais ou religiosos.

Durante a reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, afirmou não ser contrário à realização do evento, explicando que a recomendação expedida pelo Ministério Público teve como objetivo impedir a aplicação de recursos públicos em eventos que não tenham relação com a cultura e o folclore. “Em nossas investigações identificamos que, no total, o montante de R$ 7 milhões seriam repassados a festas de caráter privado e comercial. Entendemos que esse tipo de evento não deve ser promovido com dinheiro público. Como venho informando, a partir de agora, cada caso será analisado separadamente”, disse.


Soluções para o evento

Acompanhado dos Promotores de Justiça Emília Oiye e Éverson Antônio Pini, o chefe do Ministério Público discutiu com os presentes alternativas para a realização do arraial. Ao ser informado de que o Estado formalizou o repasse da gestão do arraial para a Federação, acatando pedido formulado pela entidade como sugestão do MP, Héverton Alves de Aguiar propôs que a Federon inicie tratativas com o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secel), com o objetivo de estabelecer um Termo de Compromisso, que fixe responsabilidades do governo com relação à cessão de local, estrutura e segurança da festa.

À Federon caberia explorar comercialmente a festa, com o aluguel de espaços para barracas de alimentos e estacionamentos. “O MP não tem nenhum óbice a esse modelo, desde que tudo esteja formalizado em um processo para que possa ser fiscalizado”, afirmou o Procurador-Geral, que se colocou à disposição para auxiliar na articulação das negociações com o Estado.

O presidente da Federon, Francisco Fernando Rocha, agradeceu o apoio do Ministério Público de Rondônia à causa cultural, afirmando que os grupos folclóricos envolvidos na realização do arraial Flor do Maracujá cumprem um importante papel social, ao envolverem jovens e adolescentes, alguns em situação de risco, em atividades culturais tradicionais que permitam seu desenvolvimento junto às suas comunidades e suas famílias.

Participaram da reunião representantes da Quadrilhas Rosa Divina, Forte Príncipe; Nação Caipira e Flor da Primavera. Pelos grupos de Bois-Bumbás, estiveram presentes representantes do Corre Campo; Tira Teima; Az de Ouro; Diamante Negro; Marronzinho; A Roça é Nossa e Juabp.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)