Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Lavanderia do HB vai triplicar produção em 40 dias


O Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) - referência no Estado em tratamento de alta complexidade - deve triplicar, dentro do prazo de 40 dias, a produção do setor de lavanderia, responsável pela lavagem das vestimentas de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, além de roupas de cama de toda a unidade de saúde. A meta só poderá ser alcançada devido às modernas máquinas adquiridas pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

A informação é do secretário estadual de Saúde Williames Pimentel. Segundo ele, a capacidade hoje gira em torno de 2,5 mil quilos ao mês. A expectativa é que este número salte para 7,5 mil quilos. Pimentel explica que o investimento do governo atende a uma necessidade antiga. De acordo com o secretário, o Estado não investia no setor havia mais de 20 anos.

Foram adquiridas pelo Estado três secadoras, uma centrífuga de grande porte, uma calandra - máquina que passa as roupas - e três modernas lavadoras, com capacidade de 140 quilos - por "batida". Os equipamentos começam a ser instalados na próxima semana, prazo em que a reforma e ampliação do setor termina.

Segundo Maria Zuleide, coordenadora do setor de lavanderia do HB, a meta é triplicar a produção com os novos equipamentos. Há mais de 20 anos na área, ela explica que as máquinas utilizadas atualmente já não comportam a demanda de todo o hospital, e que há muitos anos lutava para que houvesse a melhoria dos equipamentos. Ela destacou o compromisso do governo e do secretário Williames Pimentel de investir na melhoria do setor.

MAIS QUALIDADE

Além de triplicar o volume mensal do Hospital de Base, as novas máquinas vão atender, também, o hospital e pronto-socorro João Paulo II, a Policlínica Oswaldo Cruz, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Leste e Sul, e o Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com o secretário Williames Pimentel, outro ponto positivo é a qualidade e assepsia que devem melhorar ainda mais, com o uso dos novos equipamentos que suportam maior quantidade de produtos.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)