Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 23/04/14


NAZIF TEM A CHANCE DE MUDAR TUDO: É AGORA OU NUNCA!

Chegou a  hora. Não tem mais como esperar. Não há mais desculpas. Nada de empurrar com a barriga. É agora ou nunca. O prefeito Mauro Nazif  tem que colocar todo o seu time na rua. Toda a estrutura disponível, todo o pessoal a que pode recorrer; todos os equipamentos disponíveis. O rio Madeira baixa num ritmo mais rápido do que se imaginava. As chuvas estão acabando. Não há  mais como postergar.Opinião de Primeira - 23/04/14  - Gente de Opinião Terminado o feriadão de cinco dias - a população tem que enxergar a guerra contra a buraqueira, o lixo, o barro, a sujeira que tomou conta da Capital. A Prefeitura tem que usar todo o seu arsenal,  para transformar uma cidade que está na UTI, à espera que o médico que a governa tome as medidas certas, aplique os remédios necessárias, a tire da sala de emergência e a coloque no lugar que ela realmente merece. O porto velhense está de baixo astral. Não aguenta mais tanta má notícia, vinda dos duros ataques da natureza, mas, ao mesmo tempo, da inércia, da falta de ações imediatas; da ausência do poder público em muitos setores e na maioria dos serviços.

Está nas mãos do prefeito Mauro Nazif e de toda a sua equipe, mudar completamente e para muito melhor, esse quadro a que a maior cidade rondoniense está relegada. Obras, serviços, rapidez no atendimento, máquinas nas ruas, homens nas ruas, fim dos buracos, limpeza, chamamento da comunidade a partir de uma nova vida para Porto Velho: tudo isso tem que ocorrer ao mesmo tempo e rapidamente.É fácil? Claro que não é. Mas se Nazif e sua turma fizerem a sua parte direito, o cidadão e a cidadã vão atrás, apoiando, incentivando, participando. Ou o Prefeito faz isso agora ou não fará mais, porque pode deixar esvair-se entre seus dedos, por inação, a chance de transformar a Capital naquilo que ele prometeu em campanha. Portanto, mãos à obra!

PIB REUNIDO

Um grupo de pesos pesados da economia de Porto Velho, responsável por boa parte do PIB da Capital, começou a se mobilizar, em busca de alternativas e projetos que possam tirar a cidade da situação em que ela se encontra. Na semana passada, eles se reuniram pela primeira vez. Eram mais de meia centena. Voltam a se encontrar no próximo dia 29, quando serão apresentadas as primeiras sugestões concretas de medidas para apoiar a cidade a sair do triste cenário em que ela está. Os empresários estão se mexendo. Querem participar e querem resultados.

MAIS UM CASTIGO

Problemas na área de captação de água da Caerd no Bate Estaca, deixaram grande parte de Porto Velho sem água tratada antes e durante o feriadão. A população, já sofrendo de tantas perdas e danos, ficou sem mais um serviço essencial. A Caerd só avisou depois do caso ter se tornado grave, por isso o consumidor não pôde se precaver. As equipes trabalharam duro na quinta e na sexta, mas o atendimento, durante os últimos dias, foi muito precário. Mais um castigo imerecido para a cidade, que já está padecendo de tantos males...

MOLEZA MULTIPLICADA

Feriadão e mais feriadão. No primeiro semestre de 2014 haverá cinco feriados prolongados como esse da Semana Santa e Tiradentes, emendados. Virão ainda o Dia do Trabalho e Corpus Christi, que caem em dias de semana, Já no segundo  semestre, acaba a moleza exagerada, felizmente. Todas as datas de feriados nacionais cairão em um sábado ou em um domingo, exceto pelo Natal e Ano Novo. Enorme prejuízo para a economia do país. Mas, numa terra em que a moleza faz parte do DNA do povo, quem está preocupado com isso?

HISTÓRIA SUBMERSA

Todos querem resolver o problema, mas não sabem o que fazer, até pelo inusitado do tema. Como proteger as peças históricas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que pela primeira vez em décadas, ficaram embaixo d´água, por causa da enchente histórica do rio Madeira? Especialistas no assunto devem ser chamados para Rondônia, para apresentar sugestões. Uma delas é tirar as antigas locomotivas e principais peças de onde elas estão e transportá-las para o prédio do Relógio. Mas a verdade é que ninguém sabe como resolver a encrenca.

BLEFANDO?

Apoiado pelas principais lideranças do seu partido, o deputado federal Padre Ton anda percorrendo todas as regiões do Estado, apresentando-se como pré candidato ao Governo. Os petistas trabalham como se não houvesse qualquer chance de repetir a aliança com o PMDB de Confúcio Moura. O partido pode mesmo decidir pela candidatura próprio ou está blefando, para tentar impor o nome do vice na chapa a ser liderada pelo atual governador. Nesse momento, é a primeira hipótese a mais plausível. Mas ainda pode sair o acordo.

MISTÉRIO ELEITORAL

Nas redes sociais, uma espécie de batalha contra e pró Expedito Júnior ocorre todos os dias. A turma que quer ver Expedito disputando o Governo, posta fotos e mensagens afirmando que o TSE teria decidido que ele pode mesmo concorrer. Já seus opositores divulgam que ele, Expedito, está impedido de ser candidato nas eleições de outubro. A verdade é que o mistério continua e só lá na frente se saberá se Expedito, que tem aparecido como favorito na maioria das pesquisas, poderá ou não participar da dispouta.

PERGUNTINHA

Quando a população de Porto Velho começará a comemorar mudanças importantes, que vão melhorar realmente a infraestrutura da cidade?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)