Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Sergio Pires

Colaborador do Gentedeopinião: Sérgio Pires, experiente jornalista e que escreve a coluna OPINIÃO DE PRIMEIRA no jornal Estadão do Norte. Atua também na TV Candelária, onde apresenta aos sábados o programa Candelária em Debate e diariamente o "PAPO DE REDAÇÃO" na rádio Parecis FM. Contato através e-mail: ibanezpvh@yahoo.com.br / celular: 81 24 24 24

Opinião de Primeira - 05/11/13

05/11/2013 - [11:46] - Política

NOS 25 ANOS DA CONSTITUIÇÃO, RONDONIENSES SÃO HOMENAGEADOS

Nas próximas semanas, uma solenidade especial no Congresso vai homenagear todos os representantes que elegemos para que elaborassem a Constituição Brasileira, que completou 25 anos. Vivos e mortos serão lembrados. De Rondônia, doze políticos participaram da Assembleia Nacional Constituinte, embora um deles, Expedito Júnior, não tenha assinado na nova Constituição, por ter participado apenas de uma parte dos trabalhos. Dos outros onze, sete estão vivos e quatro mortos. Vão ser agraciados pessoalmente: Chagas Neto, José Guedes e Raquel Cândido (é época eleitos representantes da região de Porto Velho); Francisco Sales (Ariquemes); Assis Canuto e José Viana (Ji-Paraná), como deputados federais e Odacir Soares, como senador. As famílias dos senadores Olavo Pires e Ronaldo Aragão (ambos de Porto Velho) e dos então deputados  Arnaldo Martins e Rita Furtado serão agraciadas em memória dos que já se foram. Expedito Júnior participou de boa parte da Constituinte, mas como houve recontagem de votos e havia outro Júnior, ele acabou perdendo a vaga, por causa de menos de 2.700 votos. Mas seu nome e foto estão no rol dos que ajudaram a produzir a Constituição, embora ele não a tenha assinado.

Nesta semana, ao comentar a homenagem, o ex-deputado Constituinte Chagas Neto se disse muito emocionado com a homenagem e a lembrança. Ele lembrou do grande esforço de todos os parlamentares em elaborar o texto Constitucional que transformou o Brasil; destacou o trabalho da bancada rondoniense e, ainda, recordou, com carinho, do inesquecível Ulysses Guimarães. Para Chagas, um dos maiores brasileiros que ele conheceu. Enfim, homenagem justa a quem ajudou, com seu esforço, criar a Constituição Cidadão, que melhorou muito a vida dos brasileiros sob inúmeros aspectos.

 

ASSUMIU?

Diálogo ouvido em frente ao Cemitério dos Inocentes, no centro de Porto Velho, dia desses, quando um homem chegou perto do prefeito Mauro Nazif e disse: "Oi, Roberto Sobrinho! Até que enfim você apareceu!". O atual prefeito retrucou: "Não sou o Roberto Sobrinho, sou o Mauro Nazif!". O homem não se fez de rogado: "ah, Mauro Nazif! Ué, mas o senhor tomou posse? Quando?". Nazif sorriu e saiu andando. A cena foi testemunhada por várias pessoas.

 

CADÊ O CONTRA CHEQUE?

Bateu o desespero em milhares de ocupantes de cargos comissionados do Governo. Na quinta passada, todos foram exonerados. E nem todos voltarão. Dos cerca de 6.500 demitidos, perto de 1.800 mil ficarão de fora. Na mesa do governador Confúcio Moura, desde a quinta, milhares de documentos para assinar. Só dentro de algumas semanas se saberá com certeza quem foram os sortudos que ficam onde estavam e quem chega ao final de ano sem a segurança do contra cheque.

 

MAIS DESEMPREGO

Desemprego também para os vigilantes. Encerrou no final de outubro o contrato com a empresa responsável pela guarda das escolas estaduais e não houve renovação. A Rocha Segurança, inclusive, encerrou suas atividades, porque seu único grande cliente era exatamente o governo rondoniense. Centenas de pessoas estão sem trabalho, nessa reta final de 2013. O Estado teve que adequar sua folha de pagamento à perda de mais de 300 milhões em arrecadação. Não havia outra saída, diz o governo.

 

RETRATO DE HOJE

Pesquisa não registrada feita por importante partido político, coloca o ex-senador Expedito Júnior muito à frente dos demais nomes apontados. Para a disputa do Governo, ele teria quase o dobro do segundo colocado. Para o Senado, seria o mais votado com duas vezes e meia a intenção de votos do segundo. Em outra pesquisa, daí com o nome de Ivo Cassol (que continua em primeiro nas pesquisa não oficiais, mesmo fora do páreo), Expedito e o próprio Cassol estão na frente. É muito cedo e tais levantamentos mostram a situação do momento. Mas...

 

DUAS VERSÕES

O Diário da Amazônia publicou, no final de semana, que Expedito Júnior estaria inelegível. E que a decisão teria sido em resposta a uma questão feita pelo jornal a ministros do TSE. Há sim essa vertente que diz que o ex-senador está fora do páreo. Mas essa é uma parte da história. A  outra é que Expedito teria como carta na manga decisão, emanada da Justiça Eleitoral, que diz exatamente o contrário, ou seja, que ele poderá concorrer. O que vai acontecer mesmo, em relação a isso, só se saberá com segurança, lá pela metade do ano que vem.

 

SAINDO DO VERMELHO

Com apoio do deputado federal Padre Ton, a prefeita de Jaru, Sonia Cordeiro, está conseguindo tirar seu município da condição de inadimplente ante o Sistema Integrado de Administração Financeira, o Siafi. Verbas federais teriam sido desviadas no governo passado e, por isso, Jaru não pode receber novos investimentos, inclusive do Dnit. Como a atual Prefeita tomou todas as providências legais e está exigindo o ressarcimento das verbas desviadas via judicial, o Dnit deve reativar os investimentos em breve. A confirmação ocorreu em reunião na semana passada, em Brasília.

 

PERGUNTINHA

Até quando a exploração vai continuar e teremos que continuar pagando preços abusivos, exorbitantes e absurdos, para viajarmos de avião neste país onde o consumidor é explorado e seus direitos nunca são respeitados?

Comentários

  • Felipe Matos - 06/11/2013

    O interessante caro jornalista é que os futuros mandatários do Estado conforme suas fontes são dois elementos que foram condenados pela justiça, e agora estão de volta e povo novamente que coloca-los no poder, é aquele ditado cada povo tem o governante que merece.

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

Opinião TV

+ Vídeos
redacao@gentedeopiniao.com.br | gentedeopiniao@gmail.com
Rua Quintino Bocaiuva,3108 - Sala B - Porto Velho - Bairro: Olaria - CEP: 78900-000 - Porto Velho - RO
É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião
Diretor Comercial: Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsável: Luka Ribeiro - Fone: (69) 9981 9082 e (69) 9262 2007
Desenvolvimento: Rodrigo Goes e Alisson Cleiton