Sexta-feira, 8 de março de 2013 - 05h29
Tenho por hábito e obrigação, naturalmente, reverenciar o sexo feminino, todos os anos, no Dia Internacional da Mulher, cuja historia desse dia – 8 de março - já é bem conhecida por conta do sacrifício das operárias de uma fábrica de tecidos, nos idos de l857.
De lá para cá, foram acontecendo conferências, debates e reuniões sistemáticas, com temas voltados para a mulher, que vem galgando, passo a passo, seu lugar ao sol. Mas, hoje, meu singular olhar está voltado para fazer um parâmetro com as mulheres do passado - mães de família, abnegadas esposas e submissas por excelência a seus donos – com as mulheres de hoje que, por exigências contextuais, deixaram seus lares para enfrentar o mercado de trabalho em busca de sobrevivência. As matriarcas do passado, através de ótica secular, eram consideradas santas, pois seus maridos eram seus provedores e elas se dedicavam à prendas domésticas, sem ter conhecimento das mazelas e tentações que gravitam em torno do mundo. Já as mulheres de hoje, se preparam politicamente, dia-a-dia, para encarar o duelo da vida, com suas dificuldades contidas no pacote político/social. Na esteira das exigências que emolduram o desempenho da mulher moderna, consta o cuidado da aparência pessoal, requisito de determinadas funções; o cumprindo das obrigações de mãe e esposa e, ainda, em determinados casos drible, com inteligência, aos assédios dos chefes para não perder o emprego. Essas, sim, são verdadeiras SANTAS! Apesar da vida permeada de muitos afazeres, responsabilidades e uma vida agitada, no seu dia a dia, as mulheres de hoje, além da longevidade, conservam a juventude, pois a bem da verdade, as avós são mulheres atraentes, em plena forma, diferente das avós de ontem, que eram verdadeiras matronas.
Neste 8 de março de 2013, acredito que o universo feminino está bem situado em termos de avanço das mulheres nos mais diversos segmentos, tendo como referencial de conquista, a elevação da guerreira DILMA ROUSSEFF, à presidência do Brasil.
Nesta página homenageio todas as mulheres de Rondônia, através das citadas nas fotos.
![]() |
![]() |
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Tucana Mariana Carvalho não brinca em serviço - Por Marlene Rolim
A Tucana que não brinca em serviço ganha aplausos do seu eleitorado
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)