22/08/2012 - [16:16] -
A elaboração de uma planilha de controle semanal da produção do abacaxi é o novo desafio para os agricultores familiares participantes do projeto Tempo de Empreender Rondônia, desenvolvido pela Construtora Camargo Corrêa, Sebrae e Instituto Camargo Corrêa (ICC). O que para muitas empresas é algo rotineiro, para os cultivadores de abacaxi de Abunã é novidade, pois, em geral, não têm o hábito de contabilizar o que produzem. A gestão da propriedade rural é uma lacuna cultural que existe em grande parte das propriedades brasileiras e que precisa ser vencida a fim de possibilitar uma comercialização racional e planejada dos produtos produzidos pela agricultura familiar.
Dados do Censo Agropecuário de 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que a agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. No entanto, a comercialização da produção encontra dificuldades pela falta de controle da produção. É o que constatou o produtor José Aparecido da Silva, em Abunã. “Uma vez fiz um negócio com um atravessador para a venda de 70 abacaxis. Ao realizar a colheita para a entrega o atravessador levou 230 frutos e ainda sobraram 171 que ele não pôde levar por não caber mais no carro.”, contou o agricultor durante o dia de campo realizado por Tempo de Empreender.
Indução floral -A capacitação para a contagem semanal dos frutos é uma ação do projeto para viabilizar técnica e economicamente a produção e a comercialização de frutas de comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau. Nessa primeira fase de controle da produção os agricultores terão que, semanalmente, contabilizar os botões florais e os frutos da plantação. No entanto, os agricultores também foram capacitados para realizarem a indução artificial da floração, que é feita antes da época do florescimento natural. A técnica consiste na aplicação de um produto no olho do abacaxizeiro a fim de homogeneizar a época do florescimento e da colheita dos frutos.
De acordo com Dilmar Reis, técnico extensionista da Emater em Tempo de Empreender Rondônia, a floração natural do abacaxizeiro é muito influenciada pelas condições climáticas. Como ainda não existem medidas de controle eficientes o florescimento natural é bastante desuniforme e traz prejuízos ao produtor, pois dificulta os tratos culturais e a colheita.
O agricultor Cícero Marcelino dos Santos plantou 25 mil pés de abacaxi. Atualmente colhe de 30 a 40 frutos por semana. No mês de julho iniciou o processo de indução floral com a aplicação do produto em 600 abacaxizeiros por semana. A previsão é que a partir de dezembro sua família possa colher, semanalmente, a produção média de 600 frutos que foi uniformizada por meio da indução floral.
O controle de produção fomentado pelo projeto possibilita a comercialização dos frutos por meio da cooperativa formada por esses agricultores familiares. Além disso, vem ao encontro das políticas publicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário que visam aproximar o produtor e o consumidor, sem a presença do intermediário, de forma a dinamizar a economia local.
Parceiros
Tempo de Empreender Rondônia é uma realização da Construtora Camargo Corrêa, do Sebrae, do Instituto Camargo Corrêa em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes, Semagric e Eletrobras Distribuição Rondônia, Seagri, SPU, Sema.
Fonte: Comunica
Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário
05/01/2013- [21:01] - MP abre crédito de R$ 573 milhões para 2 ministérios
05/01/2013- [16:03] - BNDES: Mais financiamento à cultura e no esporte
05/01/2013- [11:44] - Márcio Bortolete: Amazon Arts
05/01/2013- [11:30] - Venezuelanos vai às ruas em apoio a Chávez
05/01/2013- [07:02] - Brasileira vai penhorar avião da TAP por dívida
05/01/2013- [06:11] - Márcio Bortolete: Amazon Arts
05/01/2013- [05:40] - Pressões sobre Dilma
09/08/2008- [07:10] - Uma coluna sem papas na língua 09/08/08
08/08/2008- [09:39] - Política em Três Tempos - SITES E ELEIÇÕES
29/07/2008- [05:43] - Uma coluna sem papas na língua 29/07/08
Cel Josenildo debate o meio ambiente na Amazônia
Fonte: TV Candelária
A Última Fronteira: conheça os índios ashaninka
Fonte: TV Candelária
Turismo no Hotel Pakaas - Fronteira com a Bolívia
Fonte: Close
Dr Eliseu: O Mandado de Injunção é pouco utilizado
Fonte: TV Candelária
DEFUNTOS BOIAM EM CEMITÉRIO DE RO
Fonte: TV Candelária
24/05/2013 - [20:47] - Embrapa testa a capacidade de bioinseticida contra o mosquito da dengue
24/05/2013 - [19:48] - Enem já registra mais de 5 milhões de inscritos; prazo termina segunda-feira
24/05/2013 - [18:03] - Cidades-sede da Copa das Confederações terão energia reforçada durante os jogos
24/05/2013 - [18:09] - Confaz revoga norma e dificulta fim da guerra dos portos
24/05/2013 - [18:05] - ONGs irão acompanhar cumprimento do Código Florestal
24/05/2013 - [17:03] - Bco da Amazônia prorroga renegociação do PRONAF
24/05/2013 - [16:17] - Embrapa propõe revitalização da cafeicultura em RO
23/05/2013 - [16:06] - Dignidade humana em debate pelos maçons
24/05/2013 - [16:08] - Rogério Araújo, da ONG ACUDA, no Papo News deste sábado na TV Candelária
24/05/2013 - [16:03] - Estudantes de Medicina vão protestar contra importação de médicos cubanos
24/05/2013 - [16:01] - Ministros prestigiam Rondônia Rural Show
24/05/2013 - [15:50] - HC de Cacoal recebe treinamento de combate a incêndio