20/08/2012 - [17:32] - Política
A Assembleia Legislativa deverá apreciar na sessão ordinária desta terça-feira, dia 21/08, o Projeto de Lei do novo Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Rondônia.
A direção do Sintero está convidando os trabalhadores em educação para a sessão que começa às 15 horas, para que possam acompanhar a votação.
A reformulação do atual Plano de Carreira foi um dos itens da pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação, e resultado da greve de quase um mês, deflagrada no início deste ano. O texto de consenso foi elaborado por uma comissão formada por 12 técnicos, sendo 10 representantes do governo do Estado e dois representantes dos trabalhadores em educação.
O Projeto de Lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa na última sexta-feira (17/08) através da Mensagem nº 185, assinada pelo governador Confúcio Moura, e entregue no Gabinete da Presidência da ALE pelo secretário Chefe da Casa Civil Juscelino Moraes do Amaral
O ato de entrega do Projeto de Lei na ALE foi acompanhado pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, e pelos diretores do sindicato Nereu Klosinski (secretário de Assuntos Jurídicos e membro da Comissão de Elaboração do Plano) e José Augusto Neto (secretário de Imprensa e Divulgação).
Nereu Klosinski fez questão de salientar que embora seja um texto de consenso, esse novo Plano de Carreira ainda não é perfeito diante das necessidades da educação, mas garantiu que o documento representa um grande avanço para a categoria.
Segundo ele, o novo Plano de Carreira pode e deve ser aperfeiçoado nos próximos anos, mas de imediato já corrige várias situações da Lei Complementar 420. “O projeto prevê a incorporação de gratificações, garante o cargo único de professor com progressão entre classes de acordo com a formação, amplia as gratificações dos Técnicos Administrativos, permite aos Técnicos o acúmulo das gratificações de escolaridade, prevê o enquadramento correto no tempo de serviço, confirma a jornada de trabalho com tempo máximo em sala de aula e período para planejamento, e corrige o tempo necessário para a conquista da primeira progressão por tempo de serviço”.
Nereu deixou bem claro que o projeto cumpre a função principal do Plano de Carreira, que é garantir a carreira dos profissionais da educação. “O aumento salarial e o aumento das gratificações já haviam sido discutidos com o governo e já foram implantados, inclusive estão previstos na nova tabela salarial”, disse.
Na oportunidade o presidente do Sintero destacou a importância daquele momento, traduzido em uma grande conquista para os trabalhadores em educação. “Há quase 10 anos a categoria luta com um plano de carreira elaborado de forma unilateral pelo governo anterior, sem a opinião dos profissionais da educação”, disse. “Essa é mais uma demonstração de que a luta vale a pena. Neste momento eu peço a cada trabalhadora e cada trabalhador em educação que participou da mobilização que se sinta como parte dessa vitória”, finalizou.
Fonte: Sintero
Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário
05/01/2013- [21:01] - MP abre crédito de R$ 573 milhões para 2 ministérios
05/01/2013- [16:03] - BNDES: Mais financiamento à cultura e no esporte
05/01/2013- [11:44] - Márcio Bortolete: Amazon Arts
05/01/2013- [11:30] - Venezuelanos vai às ruas em apoio a Chávez
05/01/2013- [07:02] - Brasileira vai penhorar avião da TAP por dívida
05/01/2013- [06:11] - Márcio Bortolete: Amazon Arts
05/01/2013- [05:40] - Pressões sobre Dilma
09/08/2008- [07:10] - Uma coluna sem papas na língua 09/08/08
08/08/2008- [09:39] - Política em Três Tempos - SITES E ELEIÇÕES
29/07/2008- [05:43] - Uma coluna sem papas na língua 29/07/08
Cel Josenildo debate o meio ambiente na Amazônia
Fonte: TV Candelária
A Última Fronteira: conheça os índios ashaninka
Fonte: TV Candelária
GREVE: Nazif tenta contornar tumulto na prefeitura
Fonte: TV Candelária
PF prende ex-prefeito e servidores em Rondônia
Fonte: TV Candelária
Turismo no Hotel Pakaas - Fronteira com a Bolívia
Fonte: Close
Encontro de Direito Médico de RO será em 6 de jun
Fonte: TV Candelária
Sérgio Pires entrevista Leonardo do SIMPI-RO
Fonte: TV Candelária
Dr Viriato homenageia o Colégio Maria Auxiliadora
Fonte: Programa Viva Porto Velho
Dr Eliseu: O Mandado de Injunção é pouco utilizado
Fonte: TV Candelária
DEFUNTOS BOIAM EM CEMITÉRIO DE RO
Fonte: TV Candelária
24/05/2013 - [08:06] - Bomba da 2ª Guerra Mundial é achada no teto do Parlamento de Budapeste, na Hungria
24/05/2013 - [08:02] - Coreia do Norte quer dialogar sobre programa nuclear
24/05/2013 - [07:25] - Taxistas da capital fazem denúncia sobre contribuição sindical irregular cobrado pelo Sindicato
24/05/2013 - [07:09] - Governo quer chegar a 3,6 milhões de ocupações formais na área de turismo
24/05/2013 - [07:05] - Ameaça de tsunami põe região da Rússia em alerta
24/05/2013 - [07:01] - Falta de saneamento básico, de mata ciliar e de hábitos dos brasileiros ameaça rios
24/05/2013 - [06:59] - Aumentam casos de doença transmitida por gato
24/05/2013 - [05:20] - Nostalgia no feriado de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho
24/05/2013 - [05:14] - Momentos de Paz - Sérgio Mello: À procura da Felicidade
24/05/2013 - [05:11] - 24.05.2013 - Coice de Léon Tostoi
24/05/2013 - [00:15] - CONFÚCIO MOURA, OS 'MALDITOS' CDS E A FALTA DE GOVERNO...
24/05/2013 - [00:55] - Padroeira de Porto Velho