24/07/2010 - 10:21
O Observatório Ambiental Jirau, com apoio da Energia Sustentável do Brasil (ES-BR), realizou no último fim de semana a primeira Feira Livre de Nova Mutum Paraná, que acontecerá na vila da Usina sempre aos finais de semana pela manhã. A comercia-lização fica por co
nta de produtos da Unidade Demonstrativa de Aprendizado (UDA) de Manejo Ambiental do Observatório e dos produtores rurais do PA São Francisco, Ramal Primavera, Arrependido e 31 de Março, que oferecem hortifrutigranjeiros frescos e livres de agrotóxicos.
Produtos como quiabo, macaxeira, batata, maxixe, couve, abóbora, ervas, pimen-ta, banana, açaí, carambola, frango caipira, ovos, água de coco, caldo de cana e pastéis feitos na hora, foram vendidos a preços populares no primeiro fim de semana da feira.
Isabel Souza, 35 anos, foi uma das pessoas que aprovou a iniciativa. “Realmente estávamos precisando desses produtos aqui em Nova Mutum Paraná. Meu marido pas-sa o dia e às vezes a noite trabalhando, acabo tendo que fazer a feira da semana sozi-nha”, relata a moradora.
Paralelamente às vendas, uma pesquisa foi realizada com o intuito de identificar as necessidades dos moradores, visando diversificar ainda mais a variedade dos produ-tos ofertados. Para Adelina Teixeira Fonseca, coordenadora do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Usina Hidrelétrica Jirau, a feirinha é resultado dos traba-lhos de educação ambiental, que trabalha a organização da produção rural na área de influência da Usina.
A previsão é de que a feira aconteça todos os sábados e domingos das 7h às 12h. Os recursos financeiros obtidos com a comercialização dos produtos serão dividi-dos entre Observatório Ambiental Jirau e produtores rurais, conforme a produção comer-cializada de cada um.
Observatório Ambiental Jirau
Localizado em Mutum Paraná, o Observatório Ambiental Jirau, mantido pela Energia Sustentável do Brasil, possui como objetivo principal promover atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades que se encontram na área de influên-cia da Usina Hidrelétrica Jirau.
Através de ações de capacitação para a formação de monitores ambientais em pesquisa social e produção de informações socioambientais como cinema, documentário e jornal, manejo ambiental e projetos de geração de renda, informática, música, desenho e ou-tras, cerca de 160 pessoas da comunidade são atendidas pelo programa, dos quais 26 jovens atuam na Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDA), que funciona no Observatório.
O projeto prevê que o Observatório se torne uma organização auto-sustentável, gerida por representantes de diversos segmentos sociais das próprias comunidades do entorno do empreendimento, com estatuto e regimentos aprovados em assembleia.
Fonte: Comunica
04/09/2010 - 10:37 - Miguel de Souza defende gasoduto para implantar novas indústrias em Rondônia
03/09/2010 - 22:23 - Chesf vence leilão de linhas de transmissão, com deságio médio de 50,9%
03/09/2010 - 21:08 - Opinião TV volta a cachoeira de Teotônio após um ano para ver a seca do madeira
02/09/2010 - 19:02 - Começa cobrança pelo uso da água no rio São Francisco
02/09/2010 - 16:13 - Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho acontece neste 7 de setembro
02/09/2010 - 15:35 - Moradores de Jacy-Paraná conhecem construção de novas casas
31/08/2010 - 19:47 - Suez à espera de aval da Aneel para ampliar Jirau
30/08/2010 - 21:45 - Governo decide diminuir o uso de termelétricas para geração de energia
29/08/2010 - 21:07 - Encontro dos 4 Rios sela acordo contra projetos hidrelétricos
29/08/2010 - 14:42 - Leilão para construção de linhas de transmissão será na próxima sexta-feira
28/08/2010 - 17:06 - Usinas eólicas devem quintuplicar a capacidade instalada até 2013
28/08/2010 - 15:24 - Usinas eólicas devem quintuplicar a capacidade instalada até 2013
27/08/2010 - 13:16 - Decreto autoriza a exploração da Usina de Belo Monte pela empresa Norte Energia
27/08/2010 - 12:28 - Usina Jirau recebe homenagem durante I Congresso Rondoniense de Direito Família
27/08/2010 - 12:05 - Usina Jirau realiza 2º Centro de Informação Itinerante nas comunidades
27/08/2010 - 12:05 - Usina Jirau realiza 2º Centro de Informação Itinerante nas comunidades
27/08/2010 - 10:01 - Usina Jirau entrega nova sede do centro administrativo de Mutum Paraná
Vídeo Opinião TV
Amazônia em chamas
Fonte: Rondônia Repórter/TV Candelária
Publicidade
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Gente de Opinião
E-mail: energia@gentedeopiniao.com.br - Fone: (69) 3223-2387
Av. Campos Sales, 3071 (Esquina com Quintino Bocaiuva) - Bairro: Olaria - CEP: 78900-970 - Porto Velho - RO
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Desenvolvimento: Rodrigo Goes & Alisson Cleiton