Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Queiroz

Guerra de Confúcio divide títulos dos grandes veículos


 Guerra de Confúcio divide títulos dos grandes veículos  - Gente de Opinião

A “guerra” declarada pelo governador rondoniense Confúcio Moura (PMDB) contra o caos na saúde do Estado, além de ocupar, desde esta segunda-feira (10), espaços no horário nobre da principal emissora de televisão do país (Rede Globo), dividiu nesta terça-feira (11) as manchetes do portal eletrônico de notícias mais acessado da língua portuguesa – o Universo Online (UOL).

Trazendo como sobretítulo a frase “Pediu hospital de campanha”, a Página Inicial do UOL exibia na madrugada desta terça-feira, entre as principais chamadas do portal, a manchete “Governador de RO declara estado de perigo na saúde”, com remissão à notícia postada na subsidiária do sistema “Folha.com” (versão eletrônica do jornal “Folha de S. Paulo”), na editoria “Cotidiano” sob o título “Governador de RO pede hospital de campanha e declara ‘estado de perigo’ na saúde”.

Assinada pela jornalista Luciana Ribeiro (São Paulo-SP), a notícia da “Folha.com”, na íntegra, é a que se segue:
 

Governador de RO pede hospital de campanha
e declara "estado de perigo" na saúde

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), pediu ao Ministério da Defesa a instalação de um hospital de campanha em Porto Velho e declarou "estado de perigo iminente e de calamidade pública no setor hospitalar" do Estado. O principal hospital da capital, o Pronto Socorro João Paulo 2º, está superlotado.

Representantes dos Ministérios da Defesa, da Saúde e da Integração Nacional devem chegar a Porto Velho nesta terça-feira, segundo informações do governo do Estado, para avaliar a situação do serviço de atendimento médico da cidade.

A situação mais grave é a do João Paulo 2º. Ele tem 147 leitos, mas o número de internados chega a 320, segundo o diretor-geral da unidade, Sérgio Mello. Os pacientes dormem em colchonetes no chão e em cadeiras nos corredores do hospital.

Na fila por uma cirurgia ortopédica, há cerca de 150 pessoas aguardando em casa e outras 80 no próprio hospital, de acordo com Mello.

O diretor diz que a superlotação no João Paulo é antiga, mas se acentuou a partir de 2008, quando a população da cidade aumentou em decorrência do início das obras das hidrelétrica de Santo Antônio e de Jirau, no rio Madeira.

Além de atender os moradores de Porto Velho, o hospital recebe pacientes do interior de Rondônia, do sul do Amazonas e da Bolívia. O fluxo de pessoas vindas dessas regiões acentua a situação do João Paulo.

CLIQUE PARA CONFERIR NA “FOLHA.COM

Fonte: Folha.com

Por Luciana Ribeiro/Redação do RONDONIASIM (Paulo Queiroz)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

  Sem reagir desde o primeiro ataque, segue em coma, após sofres três paradas cardíacas, o “General da Banda”, empresário Manoel Mendonca, o “Manelão”

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

De Natal (RN), por telefone, o senador Valdir Raupp (PMDB) disse, ao tomar conhecimento de que a nova minuta do Decreto da Transposição atende a todos

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Serão nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, e no sábado (26), das 8h às 12h, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral (Av. Carlos Gomes),

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)