Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Queiroz

Confúcio quer Ângela Souto na futura Universidade Estadual



Compromisso de campanha do então candidato a governador Confúcio Moura (PMDB), mas ainda sem estimativa de quando poderá ser instalada, a futura Universidade Estadual de Rondônia deverá começar a funcionar segundo o modelo de Ensino à Distância (EAD).

A informação começou a circular nesta segunda-feira (24), extraída de uma das notas publicadas pelo governador Confúcio Moura na sua página pessoal da Internet – o “Blog do Confúcio” -, na forma de um anúncio em que o Chefe do Executivo tenta localizar a professora Ângela Souto, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).Confúcio quer Ângela Souto na futura Universidade Estadual - Gente de Opinião

“Angela, estou precisando de você. Quero discutir o modelo da futura Universidade Estadual”, escreve Confúcio Moura na abertura da nota intitulada “Professora Angela Souto – Unir”.

Coordenadora do Centro de Educação a Distância e Novas Tecnologias (Ceadt) da Unir, a professora Ângela Souto é, atualmente, responsável pelo funcionamento de 25 cursos de graduação instalados em Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena, num total de oito pólos onde estudam 1 mil 488 alunos, conforme o Relatório 2010 da Unir.

De acordo com Confúcio Moura, segundo escreveu em seu Blog, para que a futura Universidade Estadual seja implantada com maior rapidez em todo Estado o modelo que lhe acorre seria o do EAD.

“Na minha cabeça, para que ela (a Universidade Estadual) chegue rapidamente a todo Estado, seria um modelo EAD – Ensino à Distância – com suas variadas formas experimentadas pelo mundo inteiro”, acentua Confúcio Moura.


EAD NO ENSINO SUPERIOR

De acordo com texto sobre o assunto disponível na Wikipédia (clique para conferir), a maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a EaD com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação somente na década de 1990.

Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos: a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos de acesso a todos, a educação continuada, reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; e o ensino superio, englobando tanto a graduação como a pós-graduação. Em 1994, teve início a expansão da Internet no ambiente universitário. Dois anos depois, surgiu a primeira legislação específica para educação à distância no ensino superior.

As bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10/02/98, e n°2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004.

No decreto n°5.622 dita que, ficam obrigatórios os momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso. Classifica os níveis de modalidades educacionais em educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior; Os cursos deverão ter a mesma duração definida para os cursos na modalidade presencial; Os cursos poderão aceitar transferência e aproveitar estudos realizados em cursos presenciais, da mesma forma que cursos presenciais poderão aproveitar estudos realizados em cursos à distância. Regulariza o credenciamento de instituições para oferta de cursos e programas na modalidade à distância (básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior).

Em Maio de 2009, a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), organizaou o 7º Seminário Nacional ABED de Educação à Distância totalmente online, envolvendo nas atividades palestrantes do Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa.



PConfúcio quer Ângela Souto na futura Universidade Estadual - Gente de OpiniãoOSTAGEM

O texto do “Blog do Confúcio” em que o governador rondoniense anuncia o modelo EAD para a Universidade Estadual, na Íntegra, é o que se segue:

 

PROFESSORA ANGELA SOUTO - UNIR

Postado por: Admin | 24 janeiro , 2011 | No Comments »

Angela, estou precisando de você. Quero discutir o modelo da futura Universidade Estadual. Na minha cabeça, para que ela chegue rapidamente a todo Estado, seria um modelo EAD – Ensino à Distância – com suas variadas formas experimentadas pelo mundo inteiro.

Sei do seu enorme conhecimento. E sua luta pelo EAD no Brasil e na Amazônia. Chegou a hora de fazermos chegar o ensino de excelência a todos os cantos deste Estado, com os cursos de que necessitamos para o nosso desenvolvimento.

Aguardo contato.

Fonte: Blog do Confúcio

Com redação do RONDONIASIM / Paulo Queiroz
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

  Sem reagir desde o primeiro ataque, segue em coma, após sofres três paradas cardíacas, o “General da Banda”, empresário Manoel Mendonca, o “Manelão”

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

De Natal (RN), por telefone, o senador Valdir Raupp (PMDB) disse, ao tomar conhecimento de que a nova minuta do Decreto da Transposição atende a todos

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Serão nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, e no sábado (26), das 8h às 12h, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral (Av. Carlos Gomes),

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)