Terça-feira, 18 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível das águas do rio Madeira continua subindo e Defesa Civil Municipal segue fazendo monitoramento das áreas de risco

Não há previsão de enchente para este ano


Defesa Civil Municipal segue monitorando e orientando às famílias - Gente de Opinião
Defesa Civil Municipal segue monitorando e orientando às famílias

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, continua subindo e, na quarta-feira (6), atingiu 14,54 metros, chegando muito perto da cota de alerta, que é de 15 metros. Por conta disso, a Defesa Civil Municipal segue com os trabalhos de monitoramento e orientação às famílias que moram nas chamadas áreas de risco na capital e regiões ribeirinhas.

“Apesar do nível do rio ter subido bastante nesses últimos dias, a situação está dentro da normalidade para esta época do ano. Até o momento não temos previsão de uma enchente”, disse o coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil, Elias Ribeiro Barros.

Na manhã de quarta-feira (6), agentes da Defesa Civil Municipal visitaram os moradores dos Becos do Limeira, Gravatal, Birro e Morro, considerados locais de risco dentro da capital de Rondônia.

Elias disse que o objetivo da visita, além de monitorar o nível do rio e verificar de perto a situação dos moradores, também serve para alertar sobre os perigos de possíveis enchentes e deslizamentos, por conta das fortes chuvas neste período conhecido como ‘inverno amazônico’.

O nível do rio Madeira atingiu 14,54 metrosO nível do rio Madeira atingiu 14,54 metros

NORMALIDADE

O gerente de Operações da Defesa Civil do município, Anderson Luiz, garante que o rio Madeira está no período de cheia natural, como acontece todos os anos, com o nível que pode chegar até 15,60 metros. Ao que tudo indica, não haverá uma enchente, que é quando ocorre o transbordamento das águas.

“O que ocorre quando o rio atinge 15 metros é que ele deixa alguns ramais sem acesso, devido a água do rio estrangular os igarapés, mas a gente não vai ter enchente. Cheia sim, que já está acontecendo e é normal. Estamos na cota de atenção, faltando pouco para chegar na cota de alerta, que é 15 metros”, completou.

PRONTIDÃO

Elias acrescentou que as equipes estão sempre preparadas e de prontidão para dar o suporte necessário às famílias em caso de emergência. “Nossos canais de comunicação estão disponíveis 24 horas, todos os dias, caso haja alguma necessidade”, afirmou.

Os contatos diretos com a Defesa Civil Municipal podem ser feitos pelos números 199 ou pelo (69) 98473-2112. Além disso, as pessoas também podem acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Impactos que a mudança no regime hídrico ocasionou na produção agrícola do Grupo Rovema

Impactos que a mudança no regime hídrico ocasionou na produção agrícola do Grupo Rovema

A mudança no regime hídrico durante a Safra 23/24, influenciada pelas mudanças climáticas do último ano, teve impactos significativos na produção agr

Pesquisadores descobrem novas espécies de abelhas

Pesquisadores descobrem novas espécies de abelhas

Duas novas espécies de abelhas sem ferrão foram descobertas pelo servidor técnico e pesquisador Cristiano Feitosa Ribeiro, do Campus de Presidente M

Prefeitura de Porto Velho alerta para o aumento de queimadas durante o período de estiagem

Prefeitura de Porto Velho alerta para o aumento de queimadas durante o período de estiagem

A prevenção e o combate às queimadas estão sendo intensificados pela Prefeitura de Porto Velho durante o período de estiagem, época de junho a setembr

Projeto de solução inteligente fortalece ferramenta de monitoramento para combate às queimadas

Projeto de solução inteligente fortalece ferramenta de monitoramento para combate às queimadas

Com a finalidade de dar mais celeridade ao combate de incêndios através de informações em tempo hábil, proporcionando uma maior eficiência no combat

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)